Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

H1N1

Agentes sanitários infectados

<p>Funcionários da Agência de Inspeção Alimentar do Canadá são diagnosticados com gripe A.</p>

A Agência de Inspeção Alimentar do Canadá (CFIA, sigla em inglês) declarou que dois de seus funcionários, escalados para investigar os surtos de H1N1 em fazendas suinícolas de Alberta, foram contaminados com a gripe.

Funcionários da fazenda afirmaram que os agentes tiraram suas máscaras próximos ao celeiro onde são criados os suínos, apesar do protocolo advertir que se deve usar a proteção durante todo período de permanência no local de investigação.

Os dois agentes foram diagnosticados com o vírus H1N1 dias depois.

O diretor do departamento de controle de doenças da CFIA, Dr. Jim Clark, declarou que as instruções de segurança são claras. “Temos tomado medidas para corrigir tais situações pois sabemos que o protocolo não foi seguido pelos funcionários”, afirma.

Coleta de amostras – Um veterinário e os dois agentes participaram de uma operação para coletar amostras de rebanhos suinícolas. Clark não afirmou que eles não correriam riscos, porém, a CFIA treinou cuidadosamente os seus funcionários para seguir os procedimentos de segurança adequados.

A CBC News informou que dois inspetores fizeram um vôo comercial para Winnipeg pouco depois de terem concluído seu trabalho de pesquisa.

* Com informações do Pig Progress