O presidente da Federação Nacional de Perus (NTF, sigla em inglês) e os membros do Comitê de Regulamentação Técnica da Agricultura incluíram a segurança alimentar na pauta de seus debates e todas as mudanças deverão assegurar a melhoria da saúde pública.
“Com o avanço da ciência e tecnologia, o processo de controle de segurança alimentar deve ser aprimorado”, afirmou o presidente da NTF, Bob Reinhard. “As alterações da FSIS e FDA não devem ser tão exigentes a ponto de inibir as inovações da indústria. O secretário da saúde e serviços humanos devem fazer da ciência um instrumento para melhorar resultados”.
Reinhard explicou que os membros da Comissão de Saúde tem obtido resultados significativos para a indústria de perus americanas. Desde 2000, a indústria de carne e aves registraram 74% menos incidências de monocitogenes de listeria em produtos prontos para comer. Desde 1996, a indústria observou uma redução de 64% de salmonela em carcaças de peru.
Embora bem sucedido, Reinhard afirma que o programa de segurança alimentar não precisa ser reconstruído, apenas aprimorado para eliminar a origem das doenças. “Com o sucesso do programa, é o momento de atribuiur alterações para melhorar a saúde pública”, conta.
“O Congresso quer propor ao FSIS investimento em sistemas de inspeção, para capacitar profissionais e otimizar sistemas que poderiam causar impacto na segurança alimentar”.
Além de incentivar o Congresso quanto às leis de segurança alimentar, Reinhard afirmou que a Federação irá colaborar com a indústria, consumidores, pesquisas universitárias e qualquer pessoa interessada no controle de bactérias na criação de perus, promovendo a qualidade em primeiro lugar.
* Com informações do World Poultry