Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Confusão com rótulos

<p>Pesquisa inglesa mostra que confusão com datas na embalagem aumenta desperdício de alimentos.</p>

O secretário do Meio Ambiente, Hilary Benn anunciou novas medidas para cortar resíduos alimentares, reduzindo a confusão generalizada em torno dos rótulos de produtos alimentares, segundo um relatório do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA, sigla em inglês).

Uma pesquisa indicou que o consumidor confunde as datas de fabricação e validade e acabem jogando fora produtos em perfeitas condições. O relatório afirma que a confusão se deu a partir do controle de datas utilizados como única maneira de garantir a segurança alimentar.

O DEFRA irá trabalhar com inspetores da indústria alimentar da Food Standards Agency (FSA) e do Programa de Ação de Recursos e Resíduos (WRAP, sigla em inglês) para tornar os rótulos mais claros quanto à segurança dos alimentos.

Revisão de rótulos

A orientação atual sobre a rotulagem dos alimentos serão revistas e as orientações sobre armazenagens melhoradas para a melhor compreensão dos consumidores.

Benn afirmou que milhares de toneladas de alimentos são jogados fora todos os anos por causa da confusão com as datas de fabricação e validade das embalagens.

“Quando compramos alimentos, deveria ser simples identificar em quanto tempo devemos comê-los ou guardados. Muitos consumidores acreditam que é mais seguro jogar o produto no lixo quando não entendem as datas no rótulo. Como parte de nossa guerra contra o desperdício, vamos melhorar o rótulo dos alimentos para que, quando comprarmos um pão ou um pacote de carne, saberemos exatamente o tempo seguro para consumí-lo”, afirmou.

* Com informações do World Poultry