Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Laboratório brasileiro em destaque

<p>Brasileiros e norte-americanos trocam experiências em diagnósticos de doenças aviárias durante workshop em Campinas (SP).</p>

O intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos na área laboratorial ganha reforço, nesta semana, em Campinas (SP), com um workshop sobre as atividades do programa de Twinning, estabelecido entre os laboratório nacionais Agropecuário (Lanagro) de São Paulo e de Serviços Veterinários (NVSL, sigla em inglês), do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA).

Até esta quinta-feira (18) o workshop reúne técnicos de todos os laboratórios da rede Lanagro responsáveis por diagnósticos de doenças aviárias, representantes do Departamento de Saúde Animal (DSA/SDA), órgãos estaduais de defesa agropecuária e de laboratórios credenciados, além de membros de entidade ligada ao setor.

A cooperação faz parte do processo de acreditação do Lanagro/SP junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quer o reconhecimento do laboratório como referência internacional para diagnósticos de influenza aviária e doença de Newcastle.

Durante a reunião inicial com os técnicos norte-americanos, na última segunda-feira (15), em Brasília (DF), o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, afirmou que o aval da OIE é fundamental para o Brasil, principal exportador de carne de aves. “Há muito tempo, desejamos esse reconhecimento da organização para o nosso sistema laboratorial, já que o País é um dos maiores exportadores mundiais de alimentos. Isso é importante não só para certificar nossos produtos no mercado externo, mas também para garantir a qualidade do que é consumido pela população brasileira”, explicou.

Histórico – O Mapa submeteu à OIE, no final de 2006, proposta para que o Lanagro/SP se tornasse laboratório de referência para o diagnóstico de doença de Newcastle e influenza aviária. A organização sugeriu, então, que, por meio do Programa de Twinning, o laboratório incrementasse sua cooperação internacional. Dessa forma, o laboratório brasileiro pode adquirir expertise e ampliar sua participação internacional por meio de treinamentos e pesquisa.

Como consequência da parceria com o NVSL, será possível adotar novos métodos de diagnóstico, especialmente na área molecular e adquirir know how para produzir material de referência. Dessa forma, o Lanagro/SP estará preparado para participar da rede de laboratórios da OIE como centro colaborador ou laboratório de referência para diagnóstico da doença de Newcastle e a influenza aviária.