Pesquisadoras do Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA), da Venezuela, estiveram no Brasil para conhecer in loco o sistema de produção que a Embrapa Suínos e Aves de Concódia (SC), desenvolvido junto a assentamentos no município de Dionísio Cerqueira (SC) em parceria com a CooperUnião. Durante uma semana, elas aproveitaram para visitar empresas de equipamentos e material genético.
A visita é parte do acordo que o Governo da Venezuela quer estabelecer com a Embrapa para a execução de projeto para a produção de frangos de corte naquele país. “Queríamos conhecer de perto a produção de frangos e verificamos que é isso mesmo que precisamos na Venezuela. Uma produção orientada para pequenos produtores, que visam especialmente o seu próprio sustento”, comentou a pesquisadora Fanny Requena.
Para ela, o sistema de produção de frangos de corte na Venezuela seguindo os padrões Embrapa está em andamento. “Já iniciamos a construção de granja. Agora será preciso adequar os equipamentos e comprar o material genético, que neste primeiro momento deverá ser uma linha comercial”, explicou Fanny. Em relação ao sistema de produção, as pesquisadoras comentaram que poucos fatores variam entre o que elas viram aqui no Brasil e o que está sendo aplicado na Venezuela. “É só uma questão de adaptação em função da cultura do nosso país”.
Satisfeitas, as pesquisadoras aprovaram o sistema brasileiro de criação de frangos de corte. “Foi muito bom conhecer bem o que nos interessa, que é a produção brasileira. É prática e pode ser implementada com as adaptações necessárias. Vimos que o sistema funciona”. Para elas o encontro também é uma maneira de reforçar a transferência de tecnologia entre os dois centros de pesquisa. “Foi um intercâmbio muito precioso e gostamos da estrutura de pesquisa da Embrapa Suínos e Aves”, afirmou a pesquisadora Mariela Bret.
Venezuela e Embrapa – A parceria entre o Governo Venezuelano e a Embrapa iniciou ainda no ano passado, por meio do escritório que a Empresa instalou em Caracas, a Embrapa Venezuela. No total são cinco projetos a serem desenvolvidos em parceria com a Embrapa e um deles é específico para a produção de frango de corte, no qual a Unidade de Concórdia será a responsável.
Em junho de 2008, os pesquisadores e técnicos da Unidade estiveram em Caracas para conhecer a dinâmica de produção da Venezuela e propor o dimensionamento de sistemas de avicultura para a agricultura familiar.
Plano de trabalho – Durante a visita das pesquisadoras nesta semana, o plano de trabalho para a execução do projeto de frango de corte foi finalizado. O próximo passo é uma nova visita dos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves à Venezuela para acertar o dimensionamento do sistema de produção e concretizar os trabalhos de construção da granja. A Embrapa atuará como consultora neste projeto. A visita está agendada para agosto.