A prancha de corte culinário é um utensílio que exige o máximo de cuidado com relação à higiene, pois é um local propício à proliferação de bactérias que podem contaminar alimentos sadios. Pensando nisso, a Plasútil, líder no mercado nacional de utensílios domésticos em plástico, lança uma linha de pranchas de corte culinário com proteção antibacteriana Microban® disponíveis em três cores diferentes – vermelho, verde e branco, cada uma voltada a um tipo específico de alimento. As cores seguem um padrão internacional de segurança a limentar. A vermelha é para o corte de carnes, a verde para fatiar legumes e verduras e a branca para outras variedades de alimentos.
A utilização de pranchas específicas para o corte de determinados tipos de alimentos ajuda a prevenir a chamada contaminação cruzada. Ao fatiar os alimentos, ocorrem na sua superfície da prancha fissuras microscópicas que servem de abrigo para bactérias patogênicas, como a Salmonela, encontrada em ovos e carnes – principalmente de frango. Uma vez alojadas, essas bactérias podem contaminar outros alimentos, como frutas, legumes e verduras que sejam cortados nessa mesma prancha sem que ela tenha sido devidamente higienizada, ocorrendo a chamada contaminação cruzada.
Quando o alimento é frito ou cozido, a bactéria morre. Porém, no caso da salada, que não é submetida à alta temperatura e que eventualmente entra em contato com a mesma prancha, os microorganismos sobrevivem, podendo causar sérios danos à saúde. Por isso, há nutricionistas que recomendam utilizar utensílios diferenciados para cada tipo de alimento, sendo um para carnes que serão cozidas e outro para legumes e hortaliças, visando evitar que bactérias de um determinado alimento contaminem outros que serão ingeridos crus.
Além das cores diferenciadas, a nova linha de pranchas de corte culinário Plasútil também oferece mais higiene e segurança por meio da tecnologia antibacteriana Microban. Incorporada durante a fabricação das pranchas, essa tecnologia permanece ativa durante toda vida útil do produto – não sai com lavagem, esfregação ou produto químico, inibindo continuamente a proliferação descontrolada de bactérias em sua superfície. A proteção antibacteriana Microban não dispensa os procedimentos normais de higienização, porém torna essa tarefa mais fácil, pois evita a formação daquelas manchas e mau odor causados por esses microrganismos.
A eficácia da tecnologia Microban nas pranchas de corte Plasútil já foi comprovada por teste de controle microbiológico realizado pelo laboratório Controlbio. Nesse teste, foi verificado que a proteção na prancha de corte Plasútil continua efetiva mesmo após quatro anos de uso, sendo mais segura para manipulação de alimentos que uma prancha nova sem proteção. Além das pranchas, a Plasútil também oferece a proteção Microban® em sua linha de potes Moduline, nas linhas infantis Gira-Gira e Filhotes e em rodinhos de pia.