Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Excedente de safra e baixos preços do milho

<p>No Paraná haverá uma redução de 7% na área plantada; no Brasil a redução é de 4%.</p><p></p>

Redação (17/11/2008)- A safra de verão do milho parte de um ano atípico. Com uma super safra e um excedente também no mercado externo, os preços caíram e desestimulam os produtores brasileiros. No Paraná haverá uma redução de 7% na área plantada; no Brasil a redução é de 4%.

O alto custo da lavoura também interfere na decisão do produtor, que vislumbra situação adversa no mercado externo. Além da competividade com o milho de outros países, o exportador brasileiro está sem crédito para a venda no exterior. O analista Leonardo Sologuren, de Uberlândia (MG) afirma que o mercado mundial está incerto. ””Todos foram contaminados pela crise, mas ainda não está claro como ficará a demanda pelo produto nos mercados emergentes””, afirma.

A expectativa de baixa remuneração interfere no ânimo dos produtores ao planejar a segunda safra. Sologuren estima uma redução de área entre 9% e 10% no país. Abrir mão da tecnologia não é indicado para a cultura do milho. ””Ele não pode fazer uma redução drástica, mas opta por um pacote inferior””, diz o analista.