Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

RS discute estratégias de prevenção da Peste Suína

<p>Uma reunião faz parte de ações de rotina que integram o Programa Nacional de Sanidade de Suídeos (PNSS), onde são definidas e ajustadas as políticas, os planos de ação e as metas para o avanço do PNSS no Brasil.</p>

Redação (31/10/2008)- Representantes do Serviço Veterinário Oficial dos estados integrantes da zona brasileira livre de Peste Suína Clássica estão reunidos, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul (SFA/RS), em Porto Alegre, para definir estratégias de prevenção e sanidade suídea no país.

A reunião faz parte de ações de rotina que integram o Programa Nacional de Sanidade de Suídeos (PNSS), onde são definidas e ajustadas as políticas, os planos de ação e as metas para o avanço do PNSS no Brasil.

Até sexta-feira, serão abordados temas como a vigilância da Peste Suína Clássica no território nacional, a legislação base das ações do PNSS e estratégias para ampliar a zona livre da peste. Também serão discutidas estratégias de vigilância e prevenção da peste suína africana e outras enfermidades de caráter emergencial.

É uma política do Departamento de Saúde Animal afinar entre os estados as estratégias de ação para o combate e prevenção dessas doenças, afirma o Coordenador Geral de Combate às Doenças, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques.

Participam desta série de encontros os 18 estados considerados zona livre de Peste Suína Clássica e também aqueles que já estão parcialmente ou pleiteando entrar na zona livre. Será realizado, dentro de duas semanas, encontro nos estados considerados zona infectada, para definir as estratégias pertinentes a serem aplicadas nesses locais, explica o Chefe da Divisão de Sanidade dos Suídeos, do MAPA, Alberto da Silva Jr. As informações são da Assessoria de Imprensa da SFA/RS.