Redação (29/10/2008)- Além do trigo, que foi o grande destaque das culturas cultivadas no inverno, com aumento de produção em 108%, outras culturas também são destaques, como o feijão de inverno e o milho safrinha. É o que aponta o fechamento da safra realizado durante o mês de setembro pelas equipes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O feijão de inverno (incluindo o irrigado) obteve um aumento de 13% na produção com 88 mil toneladas colhidas para uma área de 46 mil hectares, uma variação de 8,5% em relação à safra passada. Os bons preços garantiram boa rentabilidade aos produtores, principalmente aqueles que se utilizaram de irrigação e obtiveram maiores rendimentos por hectare.
O milho safrinha, importante para o equilíbrio no abastecimento da indústria de carne de frango e suína, apresentou crescimento de 27,3% na produção, chegando a 1 milhão de toneladas, aumento no rendimento por hectare da ordem de 23% (3.400 kg/ha para 4.188 kg/ha). A área ficou praticamente estável, em 245 mil hectares.
Informações completas no site www.iea.sp.gov.br