Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Regulamentação do controle de salmonella na União Européia provoca preocupações

<p>Especialistas avícolas questionam as normas de redução da bactéria. Outras pesquisas apontam opiniões sobre o futuro da avicultura européia.</p>

Redação (24/10/2008)- Especialistas avícolas tem expressado preocupação com as regulamentações européias no controle de salmonella. Segundo eles, o programa que reduz a contaminação da bactérias em ovos e produtos avícolas vai comprometer a competitividade dos produtores europeus de carne de frango. Alguns afirmam que o programa vai levar ao uso ilegal de antibióticos e resultar em expectativas irreais para os consumidores.

As conclusões foram divulgadas durante o seminário "Elevating Animal Performance and Health – Formula for the Future; Nutrition or Pathology?", feito na Irlanda e discutiu a situação atual e futura da avicultura européia.

Pesquisas:

– Quase 50% dos especialistas no local estimaram os preços dos alimentos irão diminuir de forma significativa ao longo do próximo ano, 10% acreditam que os preços não devem sofrer alterações, enquanto 37% disseram que os preços vão aumentar ainda mais.

– Mais de metade alegou que os frangos estão mais sensíveis à doenças, como resultado da evolução genética. 39% disseram que eles são mais resistentes.

– 44% dos participantes concordaram que a utilização da energia passaria a ser o maior desafio para os produtores avícolas, no futuro. 13% acreditam que o desafio envolve o uso de minerais, 12% gases com ligação ao efeito estufa, 13% amônia e 8% fósforo.

– 27% acreditam que a proibição de gaiolas na avicultura de postura irá reduzir a qualidade dos ovos. 18% disseram que ela levaria a um aumento da mortalidade e 10% concluíram que a proibição provocaria redução do desempenho.

– 29% dos pesquisados afirmaram que os consumidores desconhecem a melhoria do bem-estar das aves no sistema de gaiolas enriquecidas e 46% afirmam que os consumidores estão motivados a compra ao observar principalmente o preço.