Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alta no consumo

<p>Carne suína conquista mais consumidores no mercado interno e externo.</p>

Redação (21/10/2008)- De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), as exportações de carne de suína no mês de setembro apresentaram um crescimento de 1,53% em volume e 63,33% em valor, quando comparadas ao mesmo período no ano passado

Em função do aumento da renda dos consumidores brasileiros, o crescimento do consumo é a variável mais importante neste momento.  “Acredito que este é o momento adequado para incrementarmos a divulgação da campanha Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína, que mostra ao consumidor que além do sabor o produto tem diversos outros benefícios, informação aliada ao atual cenário econômico irá resultar no esperado aumento de consumo da carne suína” comento João Bosco Martins, presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG).

O consumo per capita de carne suína, em 2008, vai superar em muito os 13,1 quilos demandados em 2007. A produção de suínos, neste ano, segundo a previsão da ABIPECS, irá girar em torno de 3,03 milhões de toneladas, um pequeno crescimento em relação a 2007, quando foram produzidas 2,99 milhões de toneladas. “Somando o aumento da produção e do consumo da carne suína a menor oferta de carne bovina e aos elevados preços em que a mesma vem sendo comercializada estima-se a alta do consumo no país e também nas exportações, já que o país trabalha hoje com um animal de ponta” explicou José Arnaldo Penna, Vice-Presidente da ASEMG.

Exportação

As exportações, em setembro, totalizaram 49.066 toneladas e uma receita de US$ 156,48 milhões, um crescimento de 1,53% em volume e 63,33% em valor. De janeiro a setembro, o Brasil exportou 423.941 toneladas de carne suína, num montante de US$ 1,18 bilhão. Esse resultado mostra uma queda de 3,60% em toneladas, em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, em valor, o crescimento foi de 38,11%.

A Campanha

A Campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” existe desde 2006 e tem como objetivo quebrar paradigmas relativos a saudabilidade e higiene do animal mostrando ao consumidor que além de sabor e saúde a carne suína também pode ser responsável por pratos requintados  ou mesmo preparados em pequenas porções. Isso se deve aos  cortes gastronômicos criados especialmente pelo mestre churrasqueiro Daniel Furtado como uma das estratégias da campanha.

Esta foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e é coordenada e executada em Minas Gerais pela ASEMG, que já implantou a mesma em diversas cidades começando por Belo Horizonte, passando por Ponte Nova, Pará de Minas, Carangola, Tiradentes, entre outras, e tem colhido resultados que apontam crescimento médio  de 30% no consumo do produto nas cidades  em que a campanha já foi implantada.

Ainda esse ano a ASEMG apresenta a campanha a mais três cidades e já prepara o circuito para 2009.