Redação (18/09/2008)- Um sinal amarelo foi aceso para a safra da soja 2008/09, que começa a ser plantada esse mês. Levantamento da Agroconsult Consultoria mostra escassez de recursos para realização da próxima safra em todo o Brasil.
De acordo com a análise, concluída em agosto deste ano, bancos e tradings, receosos com a possibilidade de inadimplência, já vinham reduzindo a oferta de crédito ao agricultor, mesmo antes da aceleração da crise financeira mundial.
Neste cenário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT); e a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) alertam que, devido à redução de capital, a próxima safra contará com menos recursos tecnológicos, como fertilizantes e maquinário, o que pode afetar a produtividade.
De acordo com dados mais recentes do IBGE, em seu Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a safra de 2007/08 deve encerrar com patamar recorde, de 60 milhões de toneladas.
A produção do item representa em torno de 41% do total da safra de grãos brasileira. Do total de soja produzido no país, quase 30% vêm do Mato Grosso, estado que será o mais afetado pelo recuo do crédito ao produtor, de acordo com o estudo da Agronconsult.