Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vacinação contra aftosa alcança 93,6% de imunização do rebanho

<p>Neste ano, o período de vacinação foi ampliado, de um para dois meses, por questões climáticas e o atraso na entrega das vacinas para os produtores.</p>

Redação (21/08/2008)- A campanha de reforço de vacinação contra a febre aftosa superou o resultado anterior de 89,89% de julho do ano passado e chegou a 93,6% de imunização do rebanho de bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Produção Animal (DPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, nessa quarta-feira (20).

Neste ano, o período de vacinação foi ampliado, de um para dois meses, por questões climáticas (excesso de chuvas) e o atraso na entrega das vacinas para os produtores enquadrados no Pronaf (pecuarista com até 50 cabeças no rebanho). Em janeiro deste ano, quando ocorreu a primeira fase da campanha, foram imunizados 95,35% do rebanho gaúcho, que hoje é de 13,5 milhões de cabeças.

De acordo com o diretor do Departamento de Produção Animal (DPA), Dagoberto Bueno, o resultado foi altamente satisfatório, já que o índice de cobertura vacinal cresceu em relação à mesma etapa do ano anterior, além de superar os índices mínimos exigidos pelo Ministério da Agricultura, que são de vacinação de 85% do rebanho, colaborando com a manutenção do Estado do "status internacional" de livre de febre aftosa com vacinação.

Bueno ainda ressalta a uniformidade de imunização do rebanho gaúcho em todas as regiões do Estado. "A grande conquista dos produtores e dos técnicos da secretaria é ter alcançado uma média bastante alta de vacinação em todas as regiões", afirma.

Compra de doses
O diretor do DPA informa que no próximo dia 25 entregará, na Central de Licitações do Estado, o processo de compra de 4,5 milhões de doses da vacina que serão usadas na campanha oficial de janeiro de 2009.

Nesta segunda etapa oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa, a Secretaria da Agricultura distribuiu 1,6 milhão de doses destinadas aos pequenos agricultores que se enquadram nas regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Rio Grande do Sul. O investimento foi de R$ 1,19 milhão.