Redação (28/07/2008)- Iniciativa inédita no país, a Embrapa Suínos e Aves, a Copérdia-Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia e a WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal promovem em Concórdia, o I Curso de Formação de Transportadores de Suínos, edição especialmente direcionada para transportadores de suínos da Copérdia.
“O objetivo é melhorar o bem-estar e a qualidade da carne, através da atualização e troca de informações com referência aos principais cuidados a serem adotados, durante os procedimentos do manejo pré-abate" – explica o pesquisador Osmar Dalla Costa, instrutor e um dos coordenadores do evento.
Programa: O curso teve início no dia 18 de julho e deverá estender-se até o dia 29 de agosto. É apresentado em aulas teóricas e práticas, que abrangem 8 módulos: direção econômica, direção defensiva, manutenção preventiva do caminhão, orientações e exercícios laborais antes e após uma jornada de trabalho, bem-estar animal: efeito do manejo pré-abate dos suínos sobre o bem-estar e a qualidade da carne, acompanhamento do embarque dos suínos na granja, avaliação prática das conseqüências das falhas no manejo pré-abate no bem-estar e na qualidade da carne e avaliação do curso e identificação dos pontos críticos no transporte de suínos.
Além de Dalla Costa, são instrutores os técnicos Vanderli Rogelin, da Polícia Rodoviária Estadual de Santo Antônio e Jorge Arthur do Canto da Wolkswagen Caminhões e Márcia Hoffmann, da Fisioterapia Santa Clara. Coordenam o evento, o pesquisador Osmar Dalla Costa, a médica-veterinária Charli Ludtke-WSPA e os técnicos Clenio Arboit e Leocir Balbinot da Copérdia.
Outras informações podem ser solicitadas sobre esse tipo de treinamento podem ser solicitadas na Embrapa Suínos e Aves pelo e-mail [email protected] , telefone (49)3441-0400.