Redação (22/07/2008)- O Governo do Chile autorizou nesta terça-feira, após sete anos de negociações, a importação para o mercado local de carnes de porco e de ave do Brasil, anunciou o Serviço Agrícola e de Criação de Gado (SAG).
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura brasileiro, Inácio Kroetz, disse aos jornalistas em Santiago que a concorrência com o produto brasileiro beneficiará os consumidores chilenos, pois fará baixar os preços.
Kroetz lidera uma missão de autoridades e empresários brasileiros que foi à capital chilena com o propósito de concretizar novos contratos. Entre os empresários que acompanham Kroetz, destacam-se o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, e o diretor de Mercado Interno da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Jurandi Machado.
Os dois empresários se mostraram otimistas com a autorização do SAG, pois, segundo eles, essa decisão abre grandes possibilidades aos empresários brasileiros, não só para enviar carne de porco e ave ao Chile, mas para se instalar no país a fim de produzir e processar esses produtos.