Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bastos (SP) ganha novo laboratório de patologia avícola

<p>Com a Festa do Ovo, a cidade recebe a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos do Instituto Biológico (IB-APTA) devidamente modernizada .</p>

Redação (10/07/2008)- No próximo dia 18 de julho, às 14 horas, na cidade de Bastos (SP), por ocasião da tradicional Festa do Ovo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural, estarão entregando ao setor produtivo da região, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos do Instituto Biológico (IB-APTA), devidamente modernizada e preparada para a realização de diagnósticos com excelente padrão de qualidade e apta a ser credenciada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA).

A UPD de Bastos é um laboratório de patologia avícola e bromatologia formado através de um convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Bastos. Atendendo a avicultores, Médicos Veterinários, Zootecnistas e técnicos da região, a UPD de Bastos tem entre as suas atribuições a prestação de assistência técnico-cientifica e higiênico-sanitária, a realização de exames laboratoriais para o diagnóstico de patologias avícolas, a monitoria epidemiológica, além da realização de exames bromatológicos, tendo como objetivo principal dar suporte necessário à produção avícola da região.

Investimento – Foi realizada a adequação da estrutura física do prédio onde estão instaladas  os laboratório de sorologia, bacteriologia e os setores anexos necessários como recepção de amostras, lavagem de material, esterilização e preparo de meios de cultura e soluções.

A iniciativa da Secretaria da Agricultura através da Coordenadoria de Defesa, Instituto Biológico e Prefeitura Municipal, apoiada pelo Sindicato Rural e produtores da região, atenderá a Instrução Normativa Nº 1 de 17/01/2007, do Ministério da Agricultura, que estabelece os critérios de credenciamento e considera os certificados emitidos pelos órgãos oficiais de acreditação nacionais, para Norrmas ABNT NBR ISSO/IEC 17025.

A implantação de um programa de qualidade objetiva a comprovação da qualidade na realização dos exames.

Risco Zero- Através do Programa de Governo do Estado de São Paulo "RISCO SANITÁRIO ZERO", foram investidos na modernização e adequação da UPD de Bastos cerca de R$ 200.000,00. O projeto de modernização contou também com o apoio da Prefeitura de Bastos e do Sindicato Rural do Município.

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos (IB-APTA) necessitou de adequação na sua estrutura física, para que a unidade possa ser credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com vistas a realizar exames necessários ao controle de laringotraqueíte (LTI) e Salmonella sp.  A LTI é uma enfermidade infecciosa de controle obrigatório no Bolsão de Bastos, em virtude da ocorrência desta doença no plantel avícola da região. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) criou o bolsão de Bastos que inclui 16 municípios onde existe a produção intensiva de galinhas e adotou medidas de controle, dentre elas a vacinação obrigatória, controle do trânsito de aves, monitoria constante do plantel, medidas para o trânsito de esterco e ovos, obrigatoriedade de adoção de medidas de biossegurança, entre outras. O controle desta enfermidade na região do bolsão assumiu um caráter permanente. Sendo assim, a adequação e credenciamento da Unidade do Instituto Biológico, localizada no Município de Bastos, para realização das análises, é importante para atender os anseios dos produtores avícolas que necessitam transitar suas aves e esterco por elas produzido, além de realizar manejos como a muda forçada, que em tempos difíceis viabilizam financeiramente a produção de ovos para o consumo humano.   

Com a adequação, segundo a Instrução Normativa Nº 1 de 17/01/2007 do MAPA, a Unidade também poderá ser credenciada para a realização das análises de Salmonella sp. nos planteis da região. Para tal, além da reforma das instalações, a unidade recebeu novos equipamentos indispensáveis na realização das técnicas laboratoriais utilizadas para o diagnóstico.

Salientamos que a Unidade Laboratorial de Patologia Avícola já dispõe de técnicos (Médicos Veterinários e Biólogos) treinados e capacitados para realização dos exames.

Objetivos- De início é a realização dos exames sorológicos de ELISA e Imunodifusão  para laringotraqueíte, e em seguida adequação do laboratório de biologia molecular para identificação de agentes que provocam doenças em aves, com ênfase naqueles que provocam doenças respiratórias inclusive a laringotraqueíte.
Os produtores da região serão beneficiados pela facilidade de realizar essas análises na Unidade do IB localizada dentro da região produtora, sem custo de deslocamento, obtendo os resultados em tempo hábil, viabilizando o descarte e abate de aves em outras regiões fora do bolsão, o que atualmente tem limitado a comercialização, causando prejuízos econômicos aos produtores. Todas estas mediadas visam o menor risco de disseminação do vírus. Essas análises também permitirão, pelo acompanhamento dos lotes, traçar o perfil da ocorrência da enfermidade de LTI no bolsão.

O Instituto Biológico com esta ação reforça sua missão de Desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Neste caso, em especial, atende a avicultura, em suas necessidades e nas ações que promovem a saúde das aves, a qualidade dos produtos avícolas que vão a mesa do consumidor, aos anseios dos consumidores e, consequentemente, promove a saúde pública.

Postura- Bastos é mundialmente conhecida como a capital do ovo porque é o município que possui o maior plantel de galinhas de postura comercial do Brasil, isto é cerca de 11 milhões de aves em produção, sendo responsável por cerca de 40% da produção do estado de São Paulo e 10% da produção de ovos do país. Além de galinhas, a região de Bastos possui cerca de 2.5 milhões de codornas que produzem ovos que são consumidos em varias regiões do Brasil.

Bastos é o município que lidera a produção da região e onde estão alojadas todas as empresas que fornecem insumos para as granjas que estão localizadas em uma área de cera de 60 km de raio, que circunda o município.

Informações:

Instituto Biológico
Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos
Avenida Gaspar Ricardo, 1700
Dra. Nilce Maria Soares
[email protected]
Telefone: (14) 3478-1650