Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vazio sanitário da soja é respeitado pelo agricultor

<p>O período de restrição ao plantio este ano no Brasil vai de 15 de junho até 30 de setembro.</p>

Redação (07/07/2008)- Em Mato Grosso e Paraná, o vazio sanitário precisa ser cumprido até 15 de setembro em Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais até 30 de setembro e no Maranhão entre 15 de agosto e 15 de outubro.

O fitopatologista e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Rafael Moreira Soares esclarece que o vazio sanitário foi criado com o objetivo de proibir o cultivo de inverno – menos importante que o de verão -, para que haja um período maior sem soja no campo. "Isso faz com que a população do fungo causador da ferrugem diminua bastante, pois sem as plantas da soja ele sobrevive no máximo por 55 dias no ambiente".

A soja é uma cultura de verão, sendo plantada normalmente entre outubro e abril, lembra Rafael Moreira. Mas, com o desenvolvimento de novas cultivares, adaptadas a diversas condições climáticas e também devido ao uso de irrigação artificial, muitas regiões (principalmente a do Cerrado) começaram a semear soja no inverno (ou entressafra, que vai de junho a setembro).

Com o aparecimento da ferrugem asiática no Brasil em 2001, o fungo causador da doença, que precisa da planta viva para se desenvolver, encontrou condições para sobreviver, pois havia soja no campo praticamente o ano inteiro, explica Rafael Moreira.

O período de plantio da soja pode variar de outubro a dezembro, dependendo da região, destaca o pesquisador Rafael Moreira Soares. Por isso, quanto mais cedo se plantar na safra de verão, melhor estará sendo a estratégia do agricultor para escapar da doença, lembra ele.