Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

CNA discute hoje novas regras no trânsito de animais

<p>O foco da reunião será as exportações para a União Européia.</p>

Redação (06/12/2007)- O Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da )Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reúne amanhã (6/12), a partir das 9h, na sede da entidade, para debater os efeitos da circular do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, que determinou novas regras para o trânsito dos animais a serem exportados para União Européia (UE). 

Segundo a decisão, anunciada no dia 20 de novembro, a propriedade que receber animais de áreas não habilitadas a exportar para o bloco estará impedida de encaminhar qualquer animal para abate aos frigoríficos que exportam para o mercado europeu nos 90 dias seguintes.

A circular exige ainda que as Guias de Trânsito Animal (GTAs) dos animais enviados aos frigoríficos estejam acompanhadas pelo número individual de registro do animal no Sisbov. Além das exigências referentes ao trânsito de animais, também foi instituído o prazo de 60 dias para que todos os estados habilitados para o mercado europeu adotem a GTA eletrônica. Atualmente, estão habilitados para exportar a União Européia os estados de Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul e áreas do Mato Grosso e de Minas Gerais.