Redação (04/12/2007)- O I Simpósio de Nutrição de Suínos realizado no dia 27 de novembro, em Carazinho (RS), reuniu produtores de todo o estado do Rio Grande do Sul e cooperativas ligadas ao segmento de suinocultura. O evento reuniu cerca de 110 participantes que conheceram as últimas novidades em nutrição, manejo e tecnologias para a suinocultura.
O encontro marca uma nova fase no trabalho de apoio aos clientes e parceiros da Tortuga e será levado também a outros estados onde a criação de suínos é expressiva. “O setor precisa de mais eventos como este, capazes de divulgar informação e promover a troca de idéias entre criadores e pesquisadores”, enfatiza Oswaldo Fernandes Costa Jr., coordenador de negócios da Tortuga, que palestrou sobre as vantagens de se utilizar produtos de alta tecnologia na nutrição animal.
Outro tema de relevância para os suinocultores e também abordado no simpósio foi a questão da poluição ambiental causada pelo acúmulo de dejetos no meio ambiente. Segundo Gustavo Lima, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, hoje, tanto técnicos quanto produtores, já contam com ferramentas para transformar a ameaça de poluição em melhorias para a produção. Para Lima, manipular alimentos, balancear rações e exigir corretas técnicas de manejo não só permite ao produtor melhorar o desempenho da criação como ajuda a reduzir o volume e a contaminação dos dejetos depositados na natureza.
“É fundamental que o suinocultor use os recursos de forma consciente, pois somente assim, será possível se criar um sistema sustentável, bom para a natureza, mas que também gere lucro ao produtor. É preciso reunir todas as condições: conservar recursos, garantir o bem-estar dos trabalhadores, produzir carne de qualidade e gerar riquezas” finaliza.
Essa também é a opinião do médico veterinário Phd., Carlos Augusto Borges que palestrou sobre a importância dos minerais orgânicos na nutrição de suínos. O especialista apresentou vários trabalhos que mostram a melhor eficiência do uso de minerais orgânicos quando comparados com fontes tradicionais de microminerias comos óxido e sulfatos. Por serem mais biodisponíveis para os suínos os microminerais orgânicos melhoram o aproveitamento de nutrientes diminuindo sua excreção. Em resumo, ele diz que o uso de minerais orgânicos em suínos além de melhorar o desempenho zootécnico diminui a poluição ambiental, pois reduz significativamente a excreção de microminerais pelo suíno.