De acordo com o jornal "Xiaoxiang Morning Post", da mesma província em que se encontra Ningxiang, o porco premiado é de cor branca – muito curioso, já que na China os porcos costumam ter pigmentação negra -, tem membros muito fortes e é muito querido por seu dono, o granjeiro Xiao Shaohong.
Xiao afirma ter recebido propostas de até 50 mil iuanes (cerca de US$ 7,4 mil – R$ 13 mil) pelo animal, mas se recusa a se desfazer dele e quer oferecê-lo como homenagem aos Jogos Olímpicos de Pequim, como símbolo de "riqueza e felicidade".
Entre as provas disputadas pelos animais destacam-se a corrida de 50m livres (percorridos pelo vencedor em 26 segundos), a prova de obstáculos (vencida por um concorrente de Ningxiang, em 36 segundos) e até natação, na qual o pódio foi dividido por dois porcos de Changsha e um de Pequim.
Na competição de comer mais rápido, a medalha de ouro foi para um animal da província noroeste de Gansu.
Os porcos são um dos animais mais apreciados pela cultura tradicional chinesa (cujo calendário celebra o Ano do Porco em 2007) e são sinônimos de prosperidade e segurança econômica.