Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

O que exige uma auditoria de bem-estar?

<p>Palestrante norueguesa irá apresentar quais as exigências em auditorias de bem-estar em granjas de suínos.</p>

Redação SI (11/10/2007) – O bem-estar é um assunto que vem permeando a produção animal há alguns anos. Ele tem sido bastante discutido, mas seu conceito ainda é extremamente abrangente. No Brasil, não há normas oficiais que determinem quais as condições ideais de bem-estar, embora este seja um tema debatido tanto no setor privado quanto acadêmico e de pesquisa. “O bem-estar animal é extremamente importante e discutimos muito sobre ele, mas não temos consolidado ainda este conceito e como aplicá-lo por aqui”, aponta Jalusa Deon Kich, coordenadora da Comissão Científica do Congresso da Abraves.

A abordagem específica dos principais itens e condições exigidas por auditorias em granjas de suínos será feita pela pesquisadora Elisiv Tolo, do Instituto Animália, da Noruega. A palestra abre o painel magistral Conhecimento e tecnologia frente aos desafios da suinocultura no dia 19 de outubro, data de encerramento do Congresso da Abraves.

Elisiv atua especificamente em pesquisas voltadas à auditorias pré-abate, mas aceitou o desafio de transferir sua experiência para as exigências dentro de uma granja de suínos. “Esta palestra será muito elucidativa para termos bem mais claro quais são os critérios que são avaliados em uma granja para certificar que aquele animal está sendo produzido respeitando as condições de bem-estar”, conclui a coordenadora.