Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

São Paulo faz lançamento da campanha contra aftosa

<p>A segunda etapa da vacinação contra aftosa começa no próximo dia 1 e vai até o dia 30 de novembro.</p>

Redação (30/10/2007)- Nesta segunda-feira, (29/10), o Presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste, (SIRAN), Alfredo Ferreira Neves Filho, estará participando de um encontro em comemoração aos 40 anos de Combate a Febre Aftosa que acontece em Presidente Venceslau/SP.

O motivo do evento é devido ter sido na região do Pontal do Paranapanema, ser a pioneira na imunização de bovinos e bubalinos contra a aftosa. A comemoração marca o Lançamento da Campanha de Combate e Erradicação da Febre Aftosa no Estado de São Paulo – Novembro 2007, que acontece no Recinto de Exposições "Alfredo Ellis Neto" a partir das 10h. Além do Presidente do SIRAN, estarão autoridades do setor agropecuário regional, além do Presidente da FAESP e da CNA, Fábio Meirelles e o Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, João de Almeida Sampaio Filho. Segundo Alfredo, o objetivo nesta segunda etapa de vacinação contra febre aftosa de 2007, e vacinar 100% do rebanho, estimado em 500 mil cabeças, já que em maio, na primeira etapa, obtiveram somente 99,78%. "Enquanto não ficarmos livres do problema da febre aftosa, não conseguiremos que o produto brasileiro seja exportado, mesmo tendo ciência que tal problema não afeta a saúde humana" afirmou o Presidente do SIRAN.

A segunda etapa da vacinação contra aftosa começa no próximo dia 1º e vai até o dia 30 de novembro. Em maio a média nacional para aftosa ficou em 99,54% de um total de rebanho de 12 milhões de cabeças. Após o dia 30 de novembro os pecuaristas têm até o dia 7 de dezembro para apresentar a comprovação de vacinação em uma unidade da Defesa Agropecuária com a nota fiscal da vacinação, a relação dos animais vacinados, RG e CPF do proprietário, além do CNPJ e o nome das propriedades vizinhas como referência para atualização do cadastro. "O Sindicato tem trabalhado na conscientização junto aos agropecuárista da importância da vacinação contra aftosa, ainda mais que em poucos meses chegará ao Brasil uma comissão da União Européia que irá fiscalizar o setor" encerrou ele.