Redação (26/10/07) – A Sadia anunciou ontem (dia 25) que investirá R$ 200 milhões entre 2008 e 2009 em outras duas fábricas no exterior. O local ainda é mantido em sigilo pela empresa. O investimento está desvinculado do plano da empresa de investir R$ 2 bilhões, até o fim de 2008 no aumento de sua capacidade. Em dezembro, a Sadia inaugura a primeira unidade no exterior, no enclave russo de Kaliningrado, que recebeu investimento de US$ 70 milhões e vai fornecer produtos à base de carne de frango e bovina à rede Mac Donald”s. A unidade é fruto de uma joint venture com a russa Miratog, que terá 40% do capital da nova empresa.
Gilberto Tomazoni, diretor presidente da Sadia, afirmou que a construção das unidades têm por meta reforçar a marca da empresa no exterior e facilitar o lançamento de produtos resfriados (que hoje não podem ser exportados a alguns mercados devido à distância). "Não é possível abrir um mercado com o da Rússia e, por algum problema sanitário, ser proibido de exportar", disse, acrescentando que é mais rentável produzir alguns itens já nos países de destino.
Tomazoni negou, no entanto, que exista interesse em transferir parte da produção do Brasil para esses países. "A meta é tornar a marca tão importante no exterior como é no Brasil", afirmou. Ele negou que a fusão entre Perdigão e Eleva possa levar a empresa a mudar de foco. "O plano é dobrar de tamanho em quatro anos e o nosso foco é a internacionalização", enfatizou. Apesar disso, afirmou que o plano da empresa é manter o mesmo ritmo de crescimento no exterior e no mercado interno.
A empresa confirmou o anúncio neste mês de construção de uma fábrica de embutidos em Pernambuco, com investimento de R$ 250 milhões, para atender ao mercado do Nordeste. "A expectativa é que a unidade gere uma receita de R$ 390 milhões por ano", afirmou Tomazoni. A empresa informou que definirá em duas semanas o local de construção de um frigorífico para abate de suínos em Santa Catarina. "Também estamos atentos a oportunidades de aquisições."
Nos nove primeiros meses do ano, a Sadia registrou lucro líquido de R$ 394 milhões, 156,4% acima do resultado registrado em igual período de 2006. A receita líquida no período cresceu 25,3%, totalizando R$ 6,1 bilhões. As vendas para o mercado interno crescera 19,2%, para R$ 1,312 bilhão no período. No mercado externo as vendas também cresceram 20%, fruto sobretudo da melhora no mercado de carnes de frango.