Redação (24/10/07) – Uma fonte ligada a uma das empresas que estão diretamente envolvidas com a organização do evento na cidade, disse ao Diário que, por motivos de endividamento do produtor mato-grossense, a feira do próximo será cancelada. Ainda em março deste ano, o superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Dario Hiromoto, logo após a abertura da última etapa do TecnoCampo 2007, chegou a afirmar ao Diário que a realização do evento depende do comportamento do mercado agrícola e que a nova edição da feira deve passar por uma reestruturação.
A outra entidade que também é responsável pela organização e realização da Agrishow na cidade é a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), de São Paulo (SP) -, foi procurada ontem para falar sobre o assunto, porém, o responsável pelo evento que ocorre em cinco regiões do País, encontrava-se em viagem à Argentina. A única informação prestada pela Abimaq, via assessoria de imprensa, é de que a situação da realização da feira permanece indefinida por dois motivos – endividamento agrícola no Estado e mudança da direção que assume a organização do evento.
Em julho deste ano, uma nova equipe da Abimaq foi eleita a assumir o cargo. Se confirmado o cancelamento, este será o segundo ano, após quatro edições em que a feira não é realizada por conta da crise no setor do agronegócio que deixou seqüelas no segmento após três safras ruins (04/05 a 05/06).