Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Disparada na comercialização antecipada de soja

<p>Os elevados preços da soja nos mercados externo e doméstico estão acelerando de maneira surpreendente as vendas antecipadas da soja.</p>

Redação (19/09/07) – De acordo com levantamento divulgado ontem pela Agência Rural, a produção do grão deverá atingir 63,309 milhões de toneladas na nova temporada – ante 59,348 milhões em 2006/07 -, e 36% do volume total estimado já está com preços fixados. Em setembro do ano passado, época de antecipação das vendas do que seria produzido em 2006/07, o percentual era de apenas 6%. 

De acordo com Daniel Sebben, analista da Agência Rural, os bons preços atuais – acima de US$ 9 por bushel atualmente na bolsa de Chicago, ante uma média histórica normalmente calculada por especialistas em US$ 6 – motivam as vendas antecipadas em todas as regiões produtoras, mas a estratégia tem ainda mais força no Centro-Oeste, pelas características dos financiamento dos produtores da região (que dependem mais dos acordos com as agroindústrias por lá instaladas) e pelo elevado endividamento de muitos desses agricultores. 

Na maior parte dos casos, a antecipação das vendas não significa que os produtores já recebem o dinheiro na mão, mas que eles já podem adquirir insumos com o valor calculado em sacas de soja. No Mato Grosso, conforme os cálculos da Agência Rural, a comercialização da nova safra chegou a 50% em 12 de setembro.