Redação AI (31/08/07) – O Grupo Big Frango caminha para atingir a meta de abate de 1 milhão de aves por dia. E para alcançar a marca, o presidente da empresa, Evaldo Ulinski, vai abrir uma nova unidade da empresa em Primavera do Leste, no Mato Grosso. O protocolo de intenção para a instalação da nova fábrica será assinado nessa sexta-feira (31), às 20 horas, durante a ExpoPrima 2007, exposição agropecuária de Primavera do Leste. O ato terá a presença do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, e do prefeito da cidade, Gelulio Viana. Eles estão otimistas com o novo empreendimento, que vai trazer riquezas para o Centro-Oeste do País.
A Unidade 02-MT será semelhante à instalada em Rolândia, no norte do Paraná, com capacidade de abate de 500 mil aves/dia. Os investimentos são estimados em R$ 450 milhões e a fábrica vai gerar 7 mil empregos diretos e indiretos, movimentando a economia da cidade e da região. Além de contratar colaboradores para a nova estrutura, a Big Frango vai estabelecer parcerias com granjeiros da região que trabalharão integrados à empresa. Essa relação já acontece no Paraná, onde cerca de 800 granjeiros atuam na integração. Eles recebem o pintainho com um dia de vida e durante a fase de crescimento têm apoio técnico e veterinário da Big Frango, que fornece ainda a ração para alimentar as aves.
Ulinski informa que essa ação será desenvolvida no Mato Grosso, gerando renda para quem atua no campo, do pequeno ao grande produtor. Isso porque a indústria avícola paranaense trabalha com granjas de diferentes portes, priorizando a qualidade das instalações e cuidado no desenvolvimento do frango.
Para dar suporte à nova estrutura, Ulinski projeta construir também uma fábrica de ração no Mato Grosso, nos mesmo moldes da que está em andamento no Paraná, para atender a demanda da fábrica local.
Todo o projeto está sendo desenvolvido para atender o atual crescimento de abate da Big Frango, hoje na casa de 315 mil aves/dia. Ulinski antecipa que dentro de um ano a empresa estará abatendo 350 mil aves/dia e seguirá em expansão contínua até atingir 1 milhão.
A empresa, com sede em São Paulo, possui filiais em Curitiba, Cascavel e Rolândia. Além disso há Centros de Distribuição em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina e Ulinski almeja abrir novos CDs em regiões estratégicas do país. Os estudos estão avançados nos estados da Bahia, Porto Alegre e Manaus.
O mercado internacional é outro foco. A empresa exporta produtos para diversos países, inclusive no continente europeu. Para isso foi preciso conquistar a Certificação da União Européia, a mais rigorosa em todo o mundo em termos de qualidade e sanidade avícola. Japão, China e diversos países da América Latina também importam cortes Big Frango.