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Um novo olhar

<p>Campanha ''Um novo olhar sobre a carne suína'' começa esta semana no RS.</p>

Redação SI (20/08/07) – O lançamento da campanha “Um novo olhar sobre a carne suína” no Rio Grande do Sul, marcado para a segunda semana de setembro, começou efetivamente nesta semana, com treinamentos dados pela ABCS na indústria, para açougueiros e palestras realizadas para donos de bares e restaurantes.

Os presidentes da ABCS, Rubens Valentini, e da ACSURS, Valdeci Folador, construíram um modelo de lançamento da campanha ainda inédito no país. Estão sendo envolvidos diversos agentes institucionais, públicos e privados, em diversos eventos que vão ser realizados ao longo de uma semana, com grande visibilidade para o conceito da campanha Um Novo Olhar.

O trabalho teve início, esta semana, com a indústria. O Diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barros, e o Mestre Açougueiro, Daniel Furtado, estiveram juntos na sede do Frigorífico Mabella, em Frederico Westfallen. Depois de uma palestra sobre o conceito do projeto, os técnicos do Mabella participaram de um treinamento sobre os novos cortes da campanha Um Novo Olhar. No dia 10 de setembro, a campanha Um Novo Olhar será instalada no Supermercado Zaffari, a mais importante rede do Rio Grande do Sul, com cortes de carne resfriada preparados no Frigorífico.

Para Fernando Barros, o Mabella poderá oferecer uma grande contribuição à campanha. “É impressionante a qualidade do trabalho nas áreas de controle sanitário e ambiental – o Mabella é um verdadeiro cartão de visitas para uma campanha que pretende mostrar a carne suína sob um novo enfoque. O Diretor Industrial do Mabella, Rubens Zago, mostrou para Fernando Barros o sofisticado sistema de aproveitamento de água feito pela indústria, que recupera e recicla integralmente todo o líquido utilizado no processo de produção.

No mesmo dia 10 de setembro, os cortes da campanha estarão sendo apresentados num estande montado no Mercado Público Municipal de Porto Alegre, localizado no centro da cidade, com uma circulação diária de 40 mil pessoas. Mais de vinte açougueiros representando os nove açougues instalados no Mercado Municipal participaram de um treinamento com o Mestre Daniel Furtado, na quinta-feira. Dessa forma, eles estão aptos agora a comercializar os cortes da campanha.

A ação foi uma parceria com o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Porto Alegre (SINDIPOA), que cedeu sua cozinha experimental para o treinamento. À tarde, Fernando Barros fez uma palestra para perto de trinta empresários do setor de bares e restaurantes, sobre o potencial de negócios representado pela carne suína.

Os proprietários de restaurantes receberam um kit de receitas e depois participaram de uma degustação dos novos cortes.

Rubens Valentini acredita que esse trabalho deve ser levado às capitais brasileiras e cidades mais importantes e anuncia que está realizando articulações institucionais para transformar esse projeto em realidade. O Presidente da ACSURS, Valdeci Folador, acredita que “essa proposta vai promover uma revolução no mercado – pode ser lento, pode demorar, mas estamos fazendo um trabalho consistente junto aos setores que podem mudar a qualidade da presença da carne suína no mercado”.