Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa identifica 142 animais contrabandeados da Bolívia

<p>De acordo com o ministério, os animais, importados da Bolívia de forma ilegal, não apresentavam nenhum indício ou suspeita de febre aftosa ou outra doença vesicular, e foram abatidos apenas para seguir a legislação.</p>

Redação (14/08/07) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso, apreendeu na quarta-feira (08/08) um total de 142 bois. No domingo (12/08) os animais foram sacrificados como prevê regulamentação a respeito. A ação envolveu Polícia Federal, Mapa e órgãos de defesa agropecuária do Mato Grosso. O motivo da apreensão do rebanho foi à ilegalidade da importação.

A ação, em conjunto aconteceu na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso. Tratava-se de gado proveniente da Bolívia, que não têm importação legalizada pelo Brasil. Segundo o superintendente do Mapa, em Mato Grosso, Paulo Antonio da Costa Bilégo, os animais não apresentaram nenhum indício ou suspeita de febre aftosa.

O Mapa trabalhou com apoio na logística necessária à operação, como currais, transporte, exames e por fim a execução e enterro do gado em uma vala de quatro metros de profundidade por sessenta de comprimento.

Rota da boiada ilegal: Primeiramente os 142 bois foram levados da região de fronteira da Bolívia conhecida como Chiquitania, passando por fazendas desertas sendo apreendidos pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do MT (Indea). Imediatamente a superintendência do Mapa foi contatada e passou a trabalhar em conjunto. Os animais foram apreendidos no município Vila Bela da Santíssima Trindade, limite com Porto Esperidião na localidade de Ponta do Aterro que faz divisa com a Bolívia.