Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Secretário da agricultura de SC palestra na abertura do Simpósio Técnico de Avicultura

<p>A abertura do Simpósio, será às 20 horas, com a palestra sobre ''Regionalização sanitária da avicultura catarinense'' com o secretário de agricultura de SC, Antônio Ceron.</p>

Redação AI (08/08/07) – A 7a edição do Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição começa hoje (08/08) e segue com sua programação até sexta-feira (10/08), em Balneário Camboriú (SC).

 Durante estes três dias, cerca de 300 empresários e profissionais do setor avícola estarão reunidos para discutir os avanços tecnológicos na produção de matrizes de frango de corte oferecendo subsídios para melhorias de processos e aumento dos índices zootécnicos. O evento é promovido pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV).

Uma das maiores preocupações do setor avícola, na atualidade, é a necessidade de atenção, treinamento e investimentos em defesa sanitária dos plantéis. Santa Catarina aderiu ao Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e prevenção da Doença de Newcastle (IN 17). “Foram realizados investimentos em toda a cadeia produtiva, no setor público e privado. O Ministério da Agricultura (MAPA) promoveu auditoria e os resultados ainda não foram divulgados, porém, tudo leva a crer que SC cumpriu com praticamente todas as exigências”, enfatizou Bento Zanoni. O desafio, complementa, é manter todo o setor mobilizado e com recursos suficientes para que a Defesa Sanitária Estadual seja prioridade.

Além do secretário Antonio Ceron outros nove renomados conferencistas palestrarão durante o Simpósio. Na quinta-feira, 9 de agosto, as palestras terão início às 8h30 com o tema “Fatores nutricionais que afetam a performance de matrizes de corte”, com o médico veterinário, Nelson Carneiro Baião, especialista em avicultura, mestre em zootecnia, doutor em ciência animal e chefe do setor de avicultura da Fazenda Experimental da Universidade Federal de Minas Gerais.

Das 9h30 às 10h30, será ministrada palestra “Uma nova visão de redução de salmonela enteritidis em frango de corte” pelo doutor em ciências veterinárias, Luiz Antonio Faccenda de Avila. Das 11 às 12 horas o tema “Estresse, mortalidade e malformações embrionárias” será apresentado pela graduada em ciências biológicas, Isabel Cristina Boleli, com experiência na área de zootecnia, com ênfase em produção animal e atuação principalmente em diferenciação de castas, sistema nervoso estomogástrico, PTTH, serotonina e abelhas melíferas.

Das 13h30 às 14h30 o agrônomo, mestre e doutor em ciência animal pela Purdue University, professor titular da Universidade Federal de Viçosa com experiência na área de zootecnia e ênfase em nutrição e alimentação animal, Horácio Rostagno, palestrará sobre “A alimentação dos pintinhos pré-alojamento”. Rostagno é profissional referência principalmente em temas que se referem a aves, fígado, pintos, proteína, sorgo e tanino.

Das 14h30 às 15h30, “Avicultura industrial: com o as empresas estão se preparando para os desafios do amanhã”, será assunto evidenciado pelo diretor de pesquisa avícola e garantia de qualidade do Grupo Melo S.A, professor de medicina veterinária e de ciências agropecuárias da Universidade do Panamá e mestre em ciências pecuárias com ênfase em produção animal, Amir Nilipour. Das 16 às 17 horas, “Biosseguridade na avicultura: o uso do GMP como ferramenta” será o tema da palestra do médico veterinário, doutor em ciências veterinárias, Ricardo Soncini. Ainda na quinta-feira (9/8), o tradicional Jantar do Galo, que reúne os participantes em confraternização, acontecerá às 20 horas.

Na sexta-feira (10/8) as atividades iniciam às 8 horas com palestra sobre “Bem-estar animal das aves” com o especialista em avicultura, gerente de produto e comercial da Vencomatic B.V. para os mercados das Américas (Norte, Central e Sul), Europa, Oceania e Ásia, Peter-Bart Lichtenbeld, da Holanda. Das 9 às 10 horas, Amir Nilipour assume os trabalhos com palestra sobre “Influência do manejo da incubação sobre o desempenho dos frangos de corte”. Das 10h30 às 11h30, “Impactos do manejo de machos e fêmeas na fertilidade dos ovos” será palestra apresentada por John Dudgeon, da Escócia. O encerramento do Simpósio está previsto para às 11h30.