Redação (20/07/07) – O Estado representou 19,8% do volume total colhido (117,3 milhões de toneladas) e desbancou o Mato Grosso – que, "movido a soja", ocupou a ponta em 2005.
De acordo com o levantamento apresentado pelo IBGE, o Paraná foi o maior Estado produtor de feijão, milho, trigo, triticale, aveia e cevada em 2006. No caso da soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro, perdeu apenas para o Mato Grosso. O IBGE destacou justamente esta diversidade de produção do Estado do Sul, que ainda falta ao do Centro-Oeste, onde a soja representou 70% da colheita no ano passado.
O grande destaque entre os Estados, entretanto, foi o Rio Grande do Sul, ainda mais prejudicado pela seca em 2005. Os gaúchos recuperaram posições e voltaram ao terceiro posto no ranking estadual, com participação de 17% na produção nacional de grãos, conforme o IBGE. Além de boa participação na colheita de soja, milho e trigo, o Rio Grande do Sul liderou a produção de arroz com fatia superior a 60% no total nacional.
Vale lembrar que para a produção de grãos do Brasil em 2007 o IBGE prevê uma safra recorde. Segundo a última previsão do instituto, divulgada em 10/07, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas do país deverá alcançar o recorde histórico de 133,391 milhões de toneladas, 1,3% menor que a estimativa anterior mas 14% superior ao volume colhido no ano passado. O avanço reflete principalmente avanços de soja, milho e trigo.
E, de acordo com especialista consultados pelo Valor nos últimos meses, é de se esperar um novo crescimento da produção também em 2008, em virtude da alta dos preços do trio citado no mercado internacional.