Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dia de Campo na TV discute segurança e qualidade do milho para rações de aves

<p>Contribuir para obtenção de rações e frangos seguros para o consumidor e evitar o possível embargo à exportação de frangos contaminados são os temas do programa produzido pelas Embrapas.</p>

Redação AI (29/06/07) – O Dia de Campo na TV aborda esta semana o tema Segurança e qualidade do milho para rações de aves. O programa irá ao ar nesta sexta-feira, 29 de junho, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação domingo, 1 de julho, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. A produção do Dia de Campo na TV desta semana é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro – RJ), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Contribuir para obtenção de rações e frangos seguros para o consumidor e evitar o possível embargo à exportação de frangos contaminados por micotoxinas produzidas por fungos que se desenvolvem no milho são os objetivos finais do projeto desenvolvido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro- RJ), em cooperação com a Universidade Estadual de Maringá, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement-CIRAD, França. O projeto de pesquisa visa garantir a qualidade em rações utilizadas na avicultura comercial, quanto à contaminação por aflatoxinas – um tipo de toxina produzido por fungos.

Segundo o pesquisador Otniel Freitas-Silva, responsável por este projeto, “um dos pré-requisitos para a gestão da qualidade consiste em um conjunto de práticas que possibilitam um ambiente e condições de trabalho mais eficiente e satisfatório, otimizando assim todo o processo produtivo”. Ele ressalta que alguns dos itens merecem maior atenção, em especial os relacionados com práticas de higiene e uso de matérias-primas contaminadas por micotoxinas (aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona), devendo ser monitorados e corrigidos para não comprometer o produto final ou a saúde de consumidores. Para o caso específico do milho é necessária a caracterização do diagrama de fluxo (fluxograma) e o ajuste para cada tipo de processo de beneficiamento, processamento, armazenamento, transporte, indicando os principais perigos e pontos críticos de controle para cada tipo de situação.

As micotoxinas produzem efeitos nocivos no organismos dos animais, comprometendo o sistema imunológico com alta taxa de mortalidade, deficiências reprodutivas, aumento da suscetibilidade às doenças e baixa conversão alimentar, provocando perdas econômicas. Os ovos das aves alimentadas com rações contaminadas por Aflatoxina B1, a mais tóxica das aflatoxinas, oferecem perigo ao consumo humano. Os resultados desta pesquisa contribuirão sistematicamente para a manutenção da rentabilidade do agronegócio do frango e da qualidade do produto.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico [email protected] .

Como sintonizar o programa: Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/ Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos / João Eugênio e Embrapa Informação Tecnológica / Jorge Macau