Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Plantio de soja é suspenso até fim de setembro em MG

<p>O vazio sanitário da soja já tem data para acontecer em Minas Gerais: de 1 de julho a 30 de setembro.</p>

Redação (31/05/07) – A decisão foi tomada ontem (30-05) durante reunião realizada na SuperAgro, no Expominas, e que contou com a participação de representantes de órgãos de defesa agropecuária de vários estados. Além da definição da data, outros estados aderiram ao período em que a soja não poderá ser plantada, como medida de combate à ferrugem asiática. Segundo o presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, o Distrito Federal, Mato Grosso e Maranhão, além dos estados vizinhos de Minas, resolveram acatar a recomendação da Embrapa.

"A trégua no cultivo é importante, principalmente, para que a plantação receba menos agrotóxico. Além do cuidado com a saúde, haverá economia para o bolso do produtor. Minas Gerais nunca havia feito o vazio sanitário, mas esse ano enxergamos a necessidade”, revelou. A rastreabilidade de bovinos e bubalinos e as normas para o abate e recria dos animais também estiveram em pauta na reunião. "Estamos conclamando os produtores para que rastreiem seus animais, dando mais segurança aos programas sanitários e evitando doenças. Os que não o fizerem, deverão sofrer com a depreciação do rebanho”, decreta o presidente do IMA, lembrando que a determinação deverá ser seguida em todo o território brasileiro a partir de 2008.

Outro ponto tratado foi a documentação sanitária para exportação. A inauguração oficial da Superagro, considerada a maior feira agropecuária de Minas, acontece hoje, a partir das 10h, com a presença do governador Aécio Neves. Hoje também é dia de abertura da Expocachaça, que completa neste ano sua 10ª edição. A SuperAgro traz ainda eventos técnicos, como os seminários sobre floricultura, apicultura e fruticultura, além da 47ª Exposição Agropecuária e leilões.