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Um novo olhar

<p>Campanha ganha grupo de estudos para ampliação nos supermercados.</p>

Redação SI (25/05/07) – Discutir mecanismos de ajustes operacionais entre frigoríficos e supermercados de modo a facilitar a disseminação, pelo varejo, dos cortes concebidos pela Campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”. Este é o principal objetivo de um grupo de trabalho criado, na sexta-feira, no âmbito do Protocolo de Cooperação para o Incremento do Mercado Doméstico de Carne Suína, que é coordenado por Edson Lupatini, Secretário Nacional de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (MIDC).

A decisão foi tomada durante reunião dos participantes do Protocolo, realizada na sexta-feira, em São Paulo. Edson Lupatini nomeou coordenador do grupo de trabalho Márcio Milan, Diretor de Relações institucionais do grupo Pão de Açúcar. Deverão participar do grupo, representantes da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Suínos (ABIPECS) e dos Carrefour, que já participam da campanha, e Wall Mart, cujos representantes estiveram presentes ao encontro.

Para o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini, é importante aproveitar o momento para criar mecanismos institucionais que “emprestem organicidade ao modelo, de forma que ele possa ser reproduzido por todo o país, em todas as instâncias do comércio varejista e mesmo em outras áreas de comercialização do nosso produto”.

Para o Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Sussumo Honda, é importante igualmente criar mecanismos para transferir conhecimento e tecnologia voltada para melhorar o desempenho nas vendas dos pequenos e médios varejistas. Durante a reunião, Honda colocou a ABRAS à disposição do programa e valorizou a importância da campanha “Um Novo Olhar”.

O Presidente da ABIPECS, Pedro Camargo Neto, elogiou o andamento dos trabalhos e defendeu a continuidade institucional do programa. “Esse processo que resultada em mais diversidade nos cortes da carne suína já aconteceu com a carne bovina e, a continuarmos neste ritmo, vamos igualmente obter sucesso”, disse o Presidente da ABIPECS.

Estiveram ainda presentes à reunião o Diretor Técnico do SEBRAE-DF, José Carlos De Luca; o Presidente da Federação da Agricultura do Distrito Federal, Renato Simplício Lopes; além de membros do SEBRAE-SP, e de representantes do Frigorífico Aurora.

Durante a mesma reunião, o coordenador do grupo, Edson Lupatini, propôs também a criação de um grupo de trabalho para coordenar a elaboração de um projeto de inserção do SEBRAE nacional no programa, sob a coordenação de Fernando Barros, diretor de comunicação e marketing da ABCS.