Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Amvet discute Newcastle

<p>A Associação de Médicos Veterinários de Londrina e Região debateu o tema em evento que reuniu mais de 120 pessoas ligadas ao setor avícola.</p><p></p>

Redação AI (23/04/2007) – A Associação dos Médicos Veterinários de Londrina e Região (Amvet) reuniu na sexta-feira (20/04), no Auditório do Ministério da Agricultura/Palácio do Café, em Londrina (PR), mais de 120 profissionais da avicultura para discutir o controle da Doença de Newcastle, enfermidade da lista A da Organização Internacional de Epizootias (OIE).

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV/PR), Dr. Massaru Sugai. Em seguida, laboratórios fabricantes de vacinas, empresas avícolas, pesquisadores, professores universitários do Brasil e exterior, Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura do Estado do PR debateram formas de controle, desde um forte Programa de Biosseguridade (incluindo ou não vacinação); monitoria sorológica dos plantéis para subsidiar a tomada da melhor decisão das empresas, chegando a Regionalização do Estado, hoje em fase de execução.

O Dr. Odilon Douat, responsável pelo programa de Regionalização no Estado, relatou aos presentes as etapas que está desenvolvendo, para em meados deste ano, obter esta certificação, com o auxílio de todos os envolvidos na Cadeia Produtiva do Estado do Paraná.

Dr. Antonio Guilherme de Castro, do Instituto Biológico de Descalvado (SP), proferiu uma palestra técnica sobre o "Controle da Doença de Newcastle no Brasil", considerando que nossas condições nos levam a manter as aves sem vacina, mas com um rígido Programa de Biosseguridade, o que as empresas de excelência no Brasil já estão fazendo com sucesso, provando que somos a melhor avicultura mundial.

No final, o médico veterinário da AMVET, Dr Valter Bampi, encerrou o evento abordando a padronização de Procedimentos Técnicos e/ou Sanitários de uma região. A aspiração da associação deve passar pela fundamentação técnica e essa reunião é uma das várias que a associação esta coordenando para ajudar os colegas nessa fundamentação técnica/científica, sempre respeitando a liberdade de decisão de cada empresa e do respectivo corpo técnico.

A próxima reunião técnica da AMVET esta agendada para final de junho e o tema será Nutrição e a Relação com a Saúde Avícola.