Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroconsult prevê safra recorde de grãos de 134 milhões de toneladas

<p>O Brasil deve produzir 58,460 milhões de toneladas de soja e 37,7 milhões de toneladas de milho na safra de verão 2006/07, segundo estimativas divulgadas pela Agroconsult nessa quinta-feira.</p>

Redação (30/03/07) –  Os números se baseiam em amostras coletadas durante o Rally da Safra, promovido pela Agroconsult, que percorreu 29 mil quilômetros e visitou 109 pólos agrícolas do país durante o mês de março. 

Para o total de grãos, a Agroconsult estima uma safra recorde de 133,66 milhões de toneladas, 11,4% mais que em 2005/06. 

Antes do Rally, a previsão era de uma produção de 56,7 milhões de toneladas de soja e de 35,6 milhões de toneladas de milho na safra de verão. Em relação à safra 2005/06, a produção de soja de crescer 11,1% e a de milho, 18,5%. 

Os números superaram as expectativas iniciais da consultoria devido ao bom desempenho da produção de soja e milho em Estados como o Mato Grosso do Sul e Paraná, principalmente. O diretor da Agroconsult, André Pessôa, destacou "o desempenho muito bom" da produtividade da soja em Estados do Sul e no Mato Grosso do Sul. No Paraná, a produtividade estimada para a soja é de 51 sacas por hectare. A expectativa inicial era 47 sacas. "No Mato Grosso do Sul, esperávamos 45 e deu 50", afirmou. 

Segundo André Pessôa, é a primeira vez, em anos, que vê um quadro "sem problemas grandes" em todos os Estados produtores. Mesmo no Rio Grande do Sul, que sofreu com a seca nos últimos três anos, a produtividade da soja foi boa, considerando-se o baixo nível de adubação, diz a Agroconsult. 

Segundo Pessôa, o que explica o desempenho melhor do que o esperado é a menor incidência de ferrugem asiática da soja no Mato Grosso, Goiás e parte do Mato Grosso do Sul. Isso ocorreu devido ao vazio sanitário, principalmente no Mato Grosso. "O bom comportamento do clima" em todos os Estados também contribuiu. "Houve problemas aqui e ali, mas sem comprometimentos". 

É o caso do Mato Grosso, que "teve perdas totais ou comprometimento de até 10% das lavouras entre Lucas do Rio Verde e Sorriso", segundo a Agroconsult. Ainda assim, a produtividade média estimada – de 49 sacas por hectare – para o Estado também ficou além das 46 inicialmente previstas. 

No caso do milho, o rendimento médio estimado também surpreendeu, principalmente no Paraná, onde deve ficar em 115 sacas por hectare. No Estado, a consultoria previa média de 100 sacas anteriormente, segundo Pessôa. Ele afirmou que as equipes do Rally encontraram "muitos produtores com rendimento de 9 mil quilos por hectare" durante as visitas. 

Para a segunda safra de milho, ou safrinha, a Agroconsult estima um plantio de 4,130 milhões de hectares no país, acima dos 3,850 milhões previstos inicialmente e 26% a mais que o plantado em 2005/06. Com essa área, a produção deve alcançar 14,6 milhões de toneladas, diz a empresa. 

"Antes do Rally, esperávamos uma produção total [verão e safrinha] de 48 milhões de toneladas de milho. Agora deve ser de 52 milhões de toneladas". Segundo Pessôa, o número preocupa, pois significa que o país terá de exportar mais de 8 milhões de toneladas de milho para que os preços se mantenham e os estoques não fiquem elevados. A Agroconsult estima o consumo doméstico em 42 milhões a 43 milhões de toneladas.