Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Começa a Agrishow

<p>Rio Verde, em Goiás, é sede de mais uma edição da Agrishow. A feira começou nesta terça-feira.</p>

Redação (28/03/07) O clima é de otimismo para os expositores. O aumento nos preços dos produtos agrícolas está contribuindo para isso.

Sessenta hectares do Centro Tecnológico, em Rio Verde, foram ocupados por quase 170 expositores. Este ano, a área de bovinos está maior, com 500 animais.

No setor de máquinas, uma empresa de Sertãozinho, São Paulo, trouxe uma moderna plantadeira, de olho na expansão da cana em Goiás.

A feira começa embalada pela reação no mercado agrícola. Pela primeira vez, o agricultor Jucemar Rodrigues pretende levar algum produto para a casa. “Uma plantadeira nova ou algum trator novo”, diz.

O otimismo atrai produtores de longe. O agricultor Ronaldo Zanon viajou 800 quilômetros de Canarana, Mato Grosso, até Rio Verde, porque quer investir no ramo de revenda de máquinas. “Começou uma nova fase para o mercado, então é o momento para buscar parceiros e se preparar para esse mercado novo que está vindo”, comenta.

Mas a feira tem opções para quem não veio disposto a fazer negócios. Um dos principais produtos da exposição é oferecido de graça: a informação. Dezenas de palestras estão programadas, e serão duas dinâmicas de máquinas por dia.

A recuperação dos preços do milho e da soja está se refletindo nos negócios da feira, é o que afirma o presidente da Agrishow Rio Verde, senhor Antônio Chavaglia:

Chavaglia: A expectativa é enorme porque os preços se recuperaram e o produtor que não investiu nos últimos anos tem a necessidade de adquirir novos equipamentos.

Globo Rural: Nós estamos no segundo dia de feira e já dá para afirmar que esse clima de otimismo está se confirmando? Existe algum setor com maior procura?

Chavaglia: Existe uma consulta bastante expressiva ao setor de máquinas e equipamentos. Agora os negócios vão se concretizar a partir desta quarta-feira.

Globo Rural: O agricultor vai ter acesso a mais linhas de crédito para financiar as compras de máquinas e implementos?

Chavaglia: Existem dois bancos na Agrishow e tem várias linhas de crédito à disposição dos produtores. Já existe procura, pessoas estão se cadastrando.