Redação (27/03/07) – A alegria tem um motivo: a boa safra do milho em Parauapebas. Na hora da colheita os pequenos agricultores fazem mutirão.
O agricultor Germino Salustiano chega cedo à terra do compadre Roberto Carlos para ajudar na colheita. Acompanhado da esposa e de outros amigos da roça, ele não escondia a felicidade. “Tem de ficar alegre sim, porque isso é pão de Deus. É milho”.
Até o ano passado todo o plantio na região era feito manualmente, mas este ano a situação mudou. Foram quase 500 hectares de terra preparada mecanicamente para o plantio do milho este ano em Parauapebas. O resultado foi uma super safra de aproximadamente 75 mil toneladas – uma quantidade que pode parecer pouco se comparada com a dos grandes produtores, como Goiás e Mato Grosso, mas que para os pequenos produtores representa muito mais do que uma boa safra; representa uma boa oportunidade de negócios.
Em 2006 Parauapebas produziu pouco mais de 3.700 toneladas de grãos. Com a modernização do plantio o município se superou e se tornou o maior produtor do sul e sudeste do Estado.
Toda a produção foi coordenada pela técnica da Secretaria de Produção Rural do município, Ilmara Ribeiro. Além de todo maquinário, os colonos receberam também a orientação necessária para fazer o bom plantio. “Alguns rejeitaram, já que toda mudança traz desconfiança. Aqueles que aceitaram a nova proposta se deram bem”, avalia ela.
O município de Parauapebas tem cerca de 650 pequenos agricultores.