Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Campo Alegre recebe Selo Suíno Paulista

<p>Entrega oficial foi feita pelo secretário de Agricultura do Estado de São Paulo. Granja em Brotas é a segunda no Estado a obter esta certificação.</p>

Carlos e Álvaro Cunha, filho e pai exibem a certificação. Ao lado o prefeito de Brotas e o secretário de Agricultura de SP

Redação SI (23/03/07) – Em cerimônia realizada ontem (22/03) na Fazenda Santo Ignácio de Loyola, em Brotas (SP), foi entregue oficialmente o Selo Suíno Paulista à granja Suinocultura Campo Alegre. A propriedade se torna a segunda no Estado a possuir esta certificação, que atesta a qualidade da produção de suínos com relação a itens como: rastreabilidade, respeito ao meio ambiente, bem-estar animal, não utilização de trabalho infantil e cumprimento da legislação trabalhista etc. A entrega foi feita pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio. “A meta é ampliar este selo, fazendo com que mais produtores consigam obtê-lo, garantindo assim, à população paulista, o consumo de alimentos produzidos com maior respeito ao meio ambiente e com garantia de qualidade e sanidade”, ressaltou Sampaio.

O secretário chegou cedo à granja, que fica dentro da Fazenda Santo Ignácio de Loyola, e fez questão de visitar a produção, passando pelo rigor do sistema de biosseguridade quanto a banho e troca de roupa. “Me deu um grande ânimo ver o que os produtores rurais paulistas podem fazer, principalmente observando o que vocês fizeram nesta granja”, elogiou Sampaio.

O secretário de Agricultura assina Certificado de Credenciamento que homologa o Selo Suíno Paulista à Campo Alegre

A granja Suinocultura Campo Alegre trabalha em ciclo completo com plantel de 1.800 matrizes e atua como granja comercial, sendo também multiplicadora contratada da genética Agroceres PIC há 10 anos. Carlos Alberto Cunha, proprietário da Campo Alegre, aponta que a conquista do selo irá agregar valor a sua produção e possibilitará a entrada de sua carne nas grandes redes varejistas, cujas exigências estão agora atendidas e certificadas com o selo. “Meu pai e minha mãe, quando iniciaram esta granja, já o fizeram pensando em produzir com qualidade”, conta Cunha. “Então, quando resolvemos buscar o selo, não tivemos tantas dificuldades e com o apoio de toda nossa equipe, conseguimos obtê-lo com relativa facilidade”, ressaltou.

Em seu discurso, Valdomiro Ferreira Jr., presidente da Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), também exaltou o trabalho dos funcionários da Suinocultura Campo Alegre. “A conquista deste selo é um importante passo para mostrarmos o diferencial do produto suíno paulista. E esta conquista foi obtida por este pessoal que coloca a mão na massa, trabalhando no dia a dia da granja e hoje são os responsáveis por esta certificação”, afirmou.

Sobre o selo – O selo Produtos de São Paulo foi criado em 1999 pelo governo estadual como parte do Sistema de Certificação de Qualidade de Produtos do Agronegócio paulista. Dentro do programa são criadas normatizações específicas para cada produto, as quais sendo cumpridas geram ao produtor ou propriedade um selo específico que atesta a origem e a qualidade do que produz. A suinocultura obteve o seu selo em 2004. Até agora, apenas a granja Água Branca, em Itu, havia obtido a certificação, que é feita pela Fundação Vanzolini. Outras seis propriedades estão em processo de obtenção da certificação.