Redação (12/03/07) – A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mostrará na Expodireto Cotrijal 2007 várias soluções para a agricultura familiar. Entre elas estão a poedeira de ovos coloniais 051, o suíno light MS 60 e o biodigestor que funciona a partir dos dejetos animais gerados na propriedade.
O suíno light MS 60 é uma das tecnologias que mais auxiliou pequenos produtores de suínos em todo o Brasil. Desde que foi lançado no mercado, há 10 anos, ainda em sua primeira versão (MS 58), o suíno light da Embrapa contribuiu na popularização dos reprodutores que concedem ao rebanho mais carne magra na carcaça. Como os suinocultores passaram a receber uma bonificação pela qualidade da carcaça a partir de meados dos anos 90, o suíno light ampliou diretamente a renda obtida pelos suinocultores.
A poedeira 051 segue uma linha semelhante. A partir de pesquisas em melhoramento genético, a Embrapa Suínos e Aves criou uma galinha com boa capacidade de produção de ovos de casca marrom. Ao final do ciclo de postura, essa ave pode ser ainda abatida para consumo doméstico ou para a venda como galinha. É indicada, do ponto de vista comercial, para grupos de agricultores que trabalham em conjunto e vivem próximos a centros urbanos, onde existem consumidores dispostos a pagar por um produto diferenciado.
As outras tecnologias que a Embrapa Suínos e Aves levará para a Expodireto Cotrijal 2007 são as seguintes:
1) Biodigestor: a Embrapa Suínos e Aves optou em estudar e validar o modelo canadense de biodigestor, que apresenta custos mais baixos e facilidade de construção para grandes volumes. Para se ter um biogás de boa qualidade e uma produtividade contínua é preciso estar atento ao manejo, recomenda o pesquisador Aírton Kunz. “É necessário tomar todos os cuidados no momento da entrada do dejeto no biodigestor, eliminando, por exemplo, a entrada de água da chuva e reduzindo ao máximo o uso de antibióticos, detergentes e desinfetantes no sistema de criação”, explicou. Quando bem operado, o sistema produz biogás com até 70% de metano, que é o responsável pela capacidade de aquecimento do sistema. .
2) Granulômetro: Um equipamento, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves em parceria com a Perozin Indústria Metalúrgica, de Concórdia (SC), ajuda produtores de suínos e aves e fábricas especializadas a produzirem rações de melhor qualidade. O Granulômetro Perozin Embrapa consegue definir se o milho está moído corretamente para cada tipo de animal. “Ele é de fácil manuseio e fornece informações com alto grau de confiabilidade”, garantiu o pesquisador Cláudio Bellaver, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Granulômetro. O tamanho das partículas de milho após a moagem é um dos fatores determinantes para o um bom desempenho dos suínos e aves. Se a moagem for muito fina, pode causar úlceras no estômago dos suínos, por exemplo. Além disso, os motores das fábricas de rações consomem energia desnecessária, pois trabalham mais tempo para poder passar o milho pelas peneiras do moinho. Quando muito grossas, as partículas de milho diminuem a ação das enzimas digestivas, piorando a digestão. Nos dois casos, as perdas para o produtor são significativas.
3) Compostagem de carcaças: conciliar a produtividade à preservação do meio ambiente tem sido um dos grandes desafios da área rural. A conscientização dos produtores e o aumento da vigilância ambiental, com exigência de licenciamento, têm contribuído na busca de alternativas para problemas práticos da agropecuária, como o destino dos resíduos produzidos nessa atividade. As carcaças de animais, por exemplo, demandavam do produtor rural um esforço extra para eliminá-las. "Nesse caso, uma alternativa, que vem sendo lentamente adotada, é o uso de estruturas simples de alvenaria ou madeira, denominadas composteiras, onde as carcaças são transformadas em adubo, utilizável em áreas de reflorestamento, através da compostagem", explica a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Doralice Pedroso-de-Paiva que, há algum tempo, vem observando o resultado desse trabalho em diversos experimentos a campo. A compostagem é um processo de decomposição em que ocorre a fermentação dos resíduos. Feita de maneira correta, a compostagem garante tratamento adequado para os resíduos, sem provocar cheiro ruim ou proliferação de moscas.