Redação (28/02/07) – Autoridades sanitárias do Laos confirmam o primeiro caso humano de gripe aviária no país, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto o vírus segue a se espalhar pela Ásia.
Uma menina de 15 anos, que morava nos arredores da capital, Vientiane, adoeceu em 10 de fevereiro com sintomas de gripe, informa a nota conjunta da OMS e do Ministério da Saúde local. Dias antes, o vírus H5N1 da gripe aviária havia sido detectado em aves da mesma região.
A jovem foi hospitalizada em Vientiane e, depois, transferida para a Tailândia, onde permanece em condição estável, prossegue a nota. Os exames registraram resultado positivo para o vírus.
Esta é a primeira contaminação humana registrada no Laos, embora países próximos, como Camboja, China, Vietnã e Tailândia já tenham sofrido com mortes provocadas pelo H5N1.
Em aves, a doença já chegou, em seu ciclo de expansão atual – a gripe aviária tende a se disseminar no inverno – até a Rússia e o Kuwait.
A gripe aviária causada pelo vírus H5N1 já matou pelo menos 167 pessoas desde que a doença começou a se espalhar, em 2003.