Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Soja prejudicada

<p>Em Mato Grosso, o excesso de chuva começa a prejudicar a colheita da soja no norte do Estado.</p>

Redação (09/02/07) –O agricultor Loinir Gatto está preocupado com a lavoura que fica em Ipiranga do Norte, Mato Grosso. A área da soja deveria ter sido colhida antes do dia 25 de janeiro, mas a chuva não dá trégua. Parte já apodreceu. Dos cinco mil hectares cultivados, mil estão estragando. O prejuízo é inevitável. “Mesmo que a gente tenha cinco dias de sol agora e a gente venha a recolher esta soja, os grãos já estão podres”.

Em algumas fazendas os agricultores deixam as máquinas direto na lavoura. Mesmo expostas à chuva e paradas a maior parte do tempo é uma maneira de aproveitar ao máximo os momentos em que é possível colher. Basta uma hora e meia de sol para tirar as lonas das colheitadeiras e recomeçar o trabalho.

Dos 2.800 hectares de soja cultivados na propriedade do agricultor Darci Costa, apenas 10% foram colhidos. E em meio às estiadas ele começa ver a expectativa de uma boa safra ir por água a baixo. Todo dia a gente fica esperando uma brecha do tempo e não se consegue entrar. Quando está quase secando, novamente vem uma chuva e a gente não consegue entrar devido à umidade. Estamos com uma perda estimada em 20%. Eu começo a me preocupar. A gente vem de dois anos ruins, então quando vai dar uma respiradinha de novo já perde e o lucro vai todo embora, desabafa.

O Mato Grosso é o principal Estado produtor de soja.