Redação (05/02/07) – O evento é considerado como o mais importante do calendário agrícola do estado um dos principais pólos brasileiros de grãos (sobretudo milho, soja e café) e carnes (notadamente frangos e suínos).
“Essa feira tem uma dimensão especial não só por refletir a força da agricultura paranaense, mas também por mostrar como o cooperativismo contribui para impulsionar o setor em todo o País”, disse Guedes. No ano passado, as exportações das cooperativas a grande maioria agrícolas – somaram US$ 2,83 bilhões, 25,7% superior ao resultado de 2005, de US$ 2,25 bilhões.
Pelo menos 120 mil pessoas devem visitar o Show Rural, promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial. O evento terá cerca de 80 expositores e cinco mil unidades experimentais e demonstrativas. Uma das peculiaridades da feira é a de informar ao produtor as principais recomendações técnicas para as culturas de verão por meio de demonstrações no campo.
Neste ano, o evento dará destaque especial ao biodiesel, tendo em vista que o aumento da produção dessa fonte renovável de energia é uma das prioridades do governo Lula. Segundo os organizadores, haverá um espaço exclusivo para o biodiesel na feira. No local, empresas, pesquisadores e consultores farão apresentações sobre as culturas apropriadas à produção de biodiesel e quais as tecnologias que devem ser empregada para cultivá-las.