Redação (29/01/07) – Requerimentos são aceitos apenas pela internet (www.cops.uel.br) e terminam às 23h do dia 12 de fevereiro. As provas estão marcadas para o dia 25 de março, às 14h, em Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina.
Os processos seletivos objetivam preencher 763 vagas, em 23 municípios. São vagas para pessoal de apoio, para pessoal técnico e para profissionais de ensino superior, todas do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), o chamado ””quadro geral””. Remuneração varia entre R$ 580 a R$ 2,4 mil por mês.
As oportunidades são para funções nas áreas de transporte rodoviário (Departamento de Estradas de Rodagem, DER), de agropecuária (Secretaria de Agricultura), de extensão rural (Emater) e do Departamento Penitenciário do Estado (Depen). Ampliação – Com os concursos, o governo do Estado pretende ””ampliar os quadros de pessoal e executar as políticas públicas com mais eficiência.
É o que vem ocorrendo desde 2003””, lembra a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. Desde então, foram realizados seleção para a educação, saúde, segurança, assistência social, áreas administrativas e de planejamento. Nos concursos que estão sendo abertos para a agropecuária e para a extensão rural, por exemplo, 40% das vagas são para substituir servidores que se desligaram, seja por aposentadoria, opção própria ou morte.
””As vagas restantes, são para fortalecer o quadro de funcionários que atuam nos programas de defesa sanitária animal e vegetal, de cultivos florestais, e no Pronaf e Crédito Fundiário””, explica o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas.
””A contratação de novos profissionais tem por objetivo fortalecer ainda mais a ações da Secretaria da Agricultura e da Emater, junto ao seu público prioritário, que é o agricultor familiar. Para a Emater, desde 1991 não havia concurso””, ressalta o secretário.