Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cuidados com a soja

<p>Produtores de soja de Mato Grosso se preparam para a colheita.</p>

Redação (20/12/06) – Na reta final do cultivo, o cuidado com a ferrugem asiática é redobrado.

As lavouras de soja do Mato Grosso estão no final do ciclo. A colheita deve começar nas próximas semanas. Ao contrário da safra passada, que foi frustrada devido a problemas climáticos, a produtividade esse ano deverá ser boa.

O agricultor Gilmar Fumagalli espera colher nos 750 hectares de soja que tem em Lucas do Rio Verde, 38 mil sacas 5% a mais do que o que o agricultor colheu no início deste ano. A única preocupação de Seu Gilmar é com os custos. A ferrugem asiática chegou ao município dele e obrigou o agricultor a fazer uma pulverização de emergência.

Na minha lavoura ainda não há problema. Mas, por via das dúvidas, já fiz uma aplicação do formicida, devo entrar nos próximos dias com a segunda e talvez tenha até que aplicar a terceira, por causa do clima, diz ele.

As medidas preventivas vieram depois da confirmação de um foco de ferrugem em uma lavoura sentinela, que serve como unidade de alerta a menos de 10 quilômetros da região.

“Nós tivemos a partir das duas semanas anteriores chuvas intensas. Então estamos bastante preocupados em relação à ocorrência ou também à questão de fazermos um monitoramento adequado para a constatação da presença da ferrugem na região”, afirmou Mauro Júnior, agrônomo.

Segundo a Fundação Mato Grosso, até o momento, foram registrados focos de ferrugem em plantações de 13 municípios do Estado.