Redação AI (27/09/06) – A DuPont do Brasil promoveu nesta quarta-feira (27/09) um café da manhã a vários jornalistas, com a apresentação do coordenador internacional da FAO para projetos de prevenção da Influenza, Juan Garcia Garcia, que falou sobre a gripe aviária. Os profissionais da imprensa também puderam conhecer e acompanhar o funcionamento do Programa de Gestão em Biosseguridade e Segurança Alimentar desenvolvido pela empresa.
Juan Garcia Garcia, coordenador internacional da FAO para projetos de prevenção da Influenza |
Ao iniciar sua palestra, Garcia mencionou a crescente produção mundial de frango e por conseqüência, o aumento do consumo da carne. Hoje, a avicultura industrial representa 17% do PIB da América Latina. Excepcionalmente em 2006, o mundo viu esta tendência se inverter por causa da Influenza Aviária. Foi registrado, até o momento, a queda de 8% nas exportações mundiais de frango, o consumo em alguns países, como a França, foi reduzido a 20% e no Brasil, a queda do preço atingiu o patamar de 13%. Agora, o mundo está mais preparado para combater este problema, portanto, o mercado tende a se recuperar, como já está acontecendo, comentou Garcia.
Entre as observações feitas pelo coordenador da FAO, ele afirmou que a biosseguridade é muito importante em um aviário e que, se tratada de forma correta, o risco de a granja ser contaminada é extremamente baixo. Biosseguridade é a melhor ferramenta para se prevenir a gripe, disse. Restringir a entrada de pessoas estranhas no criadouro, cuidado ao desinfetar veículos e roupas, qualificar o quadro de funcionário adequadamente e fortalecer a capacidade diagnósticas estão entre os seus itens mais importantes.
Equipe DuPont para Soluções em saúde animal |
DuPont – Aproveitando a apresentação de Juan Garcia, Geraldo Grezzi, gerente Técnico da DuPont Soluções