Os casos de gripe aviária no Japão atingiram um recorde depois que novas infecções foram confirmadas nas províncias de Chiba e Fukuoka, informou o Ministério da Agricultura na terça-feira (03/01).
Até p momento um total de 54 casos de gripe aviária foram confirmados em 23 províncias do Japão nesta temporada, de acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas.
Em uma granja na província de Chiba, leste do Japão, perto de Tóquio, um caso da doença foi confirmado por meio de testes genéticos, disse o governo da província, levando ao abate de cerca de 10.000 aves no local.
A influenza aviária também foi relatada em uma fazenda que cria emas na província de Fukuoka, no sudoeste do Japão, com cerca de 430 das aves sendo abatidas.
O primeiro caso de influenza aviária desta temporada foi confirmado em outubro, com a cepa altamente patogênica H5N1 detectada em amostras de aves infectadas.
O recorde anterior foi registrado há duas temporadas, entre novembro de 2020 e março de 2021, quando foram confirmados 52 casos em 18 províncias, resultando no abate de cerca de 9,9 milhões de frangos.