Redação (16/08/06)- A Doux Frangosul, pertencente ao grupo francês Doux, maior produtor europeu de aves e quinto maior no mundo, acaba de fechar contrato com a catarinense Agriness Gerenciamento para Agroempresas para gerenciar suas granjas de suínos. Atualmente, a Doux Frangosul é uma das principais empresas de alimentos do Brasil, oferecendo produtos à base de aves e de suínos.
A empresa optou pelo Agriness S2 para otimizar seus processos não só de gestão zootécnica, mas também de gestão estratégica do negócio (área financeira, custo de produção). A solução escolhida se adapta a qualquer tipo de granja e permite que o produtor conheça índices detalhados do seu negócio. A interface simula um ambiente de trabalho igual ao da granja para facilitar o lançamento de dados, o gerenciamento das operações de manejo, a fabricação de ração, os custos de produção e os fluxos financeiros, tudo isso de uma forma integrada.
Um dos objetivos da Doux Frangosul com o novo software é melhorar a gestão de custos na cadeia de produção de suínos. Os sistemas de informação atuais apresentam algumas carências no relacionamento de dados zootécnicos com dados ficais e financeiros.
Nossos sistemas de informação da cadeia de suínos foram em grande parte uma derivação dos sistemas que gerenciam a cadeia de frango, que já dominamos há mais tempo. A grande diferença é que quando falamos de aves, sempre tratamos de lotes. No caso de suínos, as fêmeas (matrizes) devem ser geridas individualmente, tanto nos aspectos zootécnicos como de custos, afirma Rafael Nicolela, gerente geral de Tecnologia da Informação.
Outro objetivo que a Doux Frangosul persegue com a implantação do Agriness S2 é aumentar a produtividade das matrizes, calculada pelo número de leitões paridos por ano. Segundo Nicolela, o antigo processo era muito moroso, as informações zootécnicas podiam demorar dias para fluir de uma granja até a central administrativa, onde os dados eram digitados, causando atraso em decisões críticas para a gestão.
A intenção com o uso do Agriness S2 é descentralizar o processo, colocando a base de dados direto na granja, o que possibilitará uma maior integração do técnico com o integrado, além da tomada de ações em tempo real. Dessa forma, crescerá a produtividade da matriz, o que garantirá rentabilidade.
A implantação do novo sistema começou no dia 19 de junho e acontecerá em cinco etapas, com término previsto para setembro deste ano. O Agriness S2 já é utilizado em 28 granjas.
A Doux Frangosul investe em suínos desde 1989. Ao todo são 60 granjas, que somam 32 mil matrizes. A empresa, que abate 4mil suínos/dia, possui 850 parceiros que auxiliam no processo de engorda. Em 2005, foi o maior exportador gaúcho, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio (SECEX). Cerca de 80% da produção do setor de suínos é destinada à exportação. A Doux Frangosul também é líder de vendas no mercado de produtos elaborados no Rio Grande do Sul.
Sobre a Agriness – A Agriness completou este ano cinco anos de existência como líder brasileira do segmento de soluções informatizadas para gestão técnica e estratégica da cadeia suinícola e de bovinos em confinamento. A empresa catarinense divide a liderança do mercado mundial de soluções para gerenciamento do setor de suinocultura com uma empresa norte-americana. Atualmente, é responsável pelo gerenciamento de cerca de 260 mil matrizes suínas. Entre seus clientes estão nomes de peso como: Sadia, Seara, Grupo Vanguarda, Grupo Bertin, Coamo (Cooperativa Agropecuária Mourãoense) e a Pen Ar Lan, empresa francesa de genética de suínos.
Além de atender as demandas do mercado brasileiro, a Agriness tem clientes em países da América Latina, como Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai; da África, em Cabo Verde; e da Europa, como França e Portugal. No final de 2004, a empresa fechou contrato para exportar seus produtos para Polônia através da Pen Ar Lan POLSKA, empresa francesa de genética de suínos. No ano passado, o Agriness S2 ganhou versões francesa e polonesa. A negociação partiu da própria Pen Ar Lan, que possui 11 granjas no Brasil, todas gerenciadas pela Agriness. Também em 2005, a empresa venceu o prêmio Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) de melhor empresa incubada do Brasil. Foi a primeira vez que uma empresa do ramo de softwares para gerenciamento de agronegócios venceu o prêmio que existe há nove anos.