Redação (07/08/06)- Entre as muitas novidades da Rio Vet Trade Show, feira de negócios e exposição de artigos para pequenos e grandes animais, que termina domingo, no Riocentro, Rio de Janeiro, o Fórum Células-Tronco foi um dos destaques do programa científico. Onze profissionais da área de medicina veterinária ministram palestras sobre a utilização das células-tronco, incluindo os aspectos gerais, o potencial biotecnológico, as expectativas, realidade, considerações e perspectivas da terapia celular para diversos propósitos e estudos em modelos animais.
Célula-tronco é um tipo celular que pode se diferenciar e constituir múltiplos tecidos no organismo. Esta é uma capacidade ímpar, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico, células da pele podem constituir apenas pele, por exemplo. Outra característica especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmas.
Existem as células-tronco totipotentes ou embrionárias, que conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano; as pluripotentes, que conseguem diferenciar-se na maioria dos tecidos humanos, e as células-tronco multipotentes que conseguem diferenciar-se em alguns tecidos apenas. “O tempo que os eqüinos com lesões de tendão ou ligamentos levam para se recuperar é reduzido pela metade quando são tratados por meio da terapia celular. Isso já acontece atualmente”, explica Ana Paula Balesdent, palestrante que abordou a utilização das células-tronco em medicina veterinária, considerando quais são as expectativas e o que é realidade na área atualmente.
Para o uso na medicina veterinária, as células-tronco são retiradas da medula óssea do próprio animal, mas no tratamento de seres humanos as células podem ser retiradas da medula óssea do próprio indivíduo, de um doador compatível ou de embriões. “A terapia celular está sendo avaliada para vários fins, mas ainda com modelos experimentais, porque precisamos nos assegurar sobre a qualidade do tecido que as células-tronco criam e exatamente como elas promovem o benefício para os órgãos danificados, acrescenta Ana Paula.
A Rio Vet Trade Show acontece durante a 6 Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, reconhecida pelo alto nível técnico de suas discussões, voltada principalmente para o médico veterinário, e outras atividades sobre diversos temas também estão agendadas no programa científico do evento.