Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sistema de destinação final estará presente no 5o Congresso Brasileiro de Agribusiness

<p>InpEV irá dispor a congressistas exposição sobre o Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias, que faz do Brasil referência mundial no setor.</p>

Redação (01/08/06)- São Paulo sediará, nos dias 1 e 2 de agosto, a 5a edição do Congresso Brasileiro de Agribusiness (CBA), realizado no Hotel Gran Meliá WTC, em São Paulo (SP). O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias inpEV , um dos apoiadores do evento, leva aos participantes do seminário exposição sobre o funcionamento do sistema de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas, criado há quatro anos e que já consolidou  o Brasil como líder mundial no assunto.

O Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias segue as determinações da Lei Federal 9.974/00, criada para regulamentar o destino das embalagens de produtos fitossanitários no Brasil. A lei distribui responsabilidades aos principais elos da cadeia produtiva: agricultores, canais de distribuição e cooperativas, indústria e poder público. O inpEV representa os fabricantes de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de transportar e destinar as embalagens vazias dos produtos comercializados.

Brasil excelência e bons resultados no setor
No primeiro semestre de 2006 já foram processadas 9.204 toneladas de embalagens vazias de produtos fitossanitários no Brasil, número 0,4% maior do que o destinado no mesmo período do ano anterior (9.171 toneladas no primeiro semestre de 2005). Apenas no mês de junho foram devolvidas 2.010 toneladas de embalagens, maior volume destinado desde janeiro de 2006. Desde sua criação, o sistema já processou mais de 44 mil toneladas de embalagens, números que classificam o país como referência mundial no assunto.

Mesmo depois de quatro anos de implantação do sistema, alguns Estados continuam a apresentar crescimentos significativos, como é o caso de Tocantins, Ceará, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo. O crescimento foi respectivamente de 266% (passou de 12 para 46 toneladas de embalagens), 154% (passou de 7 para 18,5 toneladas), 112,5% (de 17 para 36 toneladas), 93% (de 42 para 81 toneladas), 28,6% (de 707 para 910 toneladas), 20% (de 1.946 para 2.335 toneladas), 12% (de 524 para 587 toneladas), 10% (de 479 para 527 toneladas) e 8% (de 1.306 para 1.410 toneladas).

O evento
Realizado pela Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), o Congresso Brasileiro de Agribusiness terá como tema-chave Bases para o Futuro, com oito palestras e debates sobre Diversificação e Sustentabilidade, Integração: Lavoura e Pecuária e Integração: Alimento e Energia, Cenário Macroeconômico, Infra-Estrutura, Financiamento, Sanidade e Cenário Político. 

O evento contará com palestrantes renomados como Eduardo Giannetti da Fonseca (Ibmec-SP), Alysson Paulinelli (Listen), Luiz Carlos Corrêa Carvalho (diretor da ABAG), Pedro Parente (Grupo RBS), Paulo Protásio (Associação Nacional dos Usuários de Transportes de Carga), Félix Schouchana (diretor da ABAG e da BM&F) e Sebastião Costa Guedes (Conselho Nacional da Pecuária de Corte).

Serviço
5o Congresso Brasileiro de Agribusiness
Data: 1 e 2 de agosto de 2006 (terça e quarta-feira)
Horário: das 9h às 18h30
Local: Hotel Gran Meliá WTC Avenida das Nações Unidas, 12.559 Brooklin Novo São Paulo – SP

 
Sobre o inpEV
O inpEV Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas. Seu objetivo é gerenciar a responsabilidade do setor em dar a destinação final às embalagens utilizadas de seus produtos, devolvidas nas unidades de recebimento credenciadas de acordo com a Lei no. 9.974/2000 (legislação federal) e o Decreto Federal no. 4.074/2000. O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, conta com 63 empresas associadas e sete entidades de classe do setor.

Mais informações sobre o inPEV e o Sistema de Destinação de Embalagens Vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br.