Redação (21/07/06) – Com cerca de 25 mil habitantes e emancipado há 18 anos, o município de Nova Mutum (MT) impressiona pelo rápido desenvolvimento. Primeiro, movido pela força econômica da cultura da soja e do milho. Nos últimos anos, pela verticalização do agronegócio, movimento marcado pela chegada das grandes empresas integradoras de aves e suínos que estão ampliando suas unidades em Mato Grosso. Até 2007, as autoridades locais estimam que quatrocentos novos aviários devem ser construídos na cidade.
Mas a avicultura já é uma realidade, como provam os números apresentados pela Perdigão. A empresa já abate 70 mil aves/dia em Nova Mutum, contando com 200 produtores integrados. Com atuação exclusiva na área de frango de corte, a Perdigão possui ainda granja de recria/produção próprias e incubatório com capacidade para 384 mil ovos/semana. “No momento, iniciamos a construção das novas granjas de recria bem como de um novo incubatório”, informa Edenir Medeiros da Silva, Supervisor de Área de Agropecuária da Perdigão em Nova Mutum.
Sob a coordenação de Edenir, a reciclagem profissional é um componente que já entra na rotina da unidade. Nesse sentido, por exemplo, no último dia 27 de junho, foi apresentada em Nova Mutum a palestra “Atualização das técnicas de vacinações utilizadas atualmente na avicultura industrial”, proferida pelo médico veterinário Marcelo Zuanaze, Gerente Técnico do Laboratório Biovet — empresa que fornece produtos biológicos à Perdigão. Edenir explica que sua intenção é intensificar esse tipo de atividade, destinada a qualificar ainda mais o quadro técnico da empresa.
“A idéia da palestra surgiu da necessidade de treinamento sobre vacinação em spray”, diz Edenir. Em sua opinião, os objetivos foram atingidos e a platéia foi bastante participativa. Segundo ele, merece “destaque a praticidade dos assuntos apresentados, bem como a qualificação do palestrante”. Participaram do evento, técnicos agrícolas e veterinários ligados à área de avicultura de corte, matrizeiro e incubatório.